Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2012 - 08:02

Energisa Paraíba recebe prêmio nacional de gestão

Empresa é a primeira do estado a ser considerada referência na área.

A Energisa Paraíba recebeu no dia 05 de dezembro (quarta-feira), em São Paulo, o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), maior reconhecimento à excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil. É a primeira vez que uma empresa do estado da Paraíba recebe este prêmio. A distribuidora de energia elétrica se diferenciou ao promover uma mudança organizacional e identificar lideranças para descentralizar a operação. A empresa fornece energia a mais de 1.100 milhão de consumidores em 216 municípios do estado.

Em 2009, a Energisa Paraíba realizou uma ampla reestruturação com fusão e incorporação de algumas áreas e a transferência de outras para o âmbito corporativo. Com isso, apenas duas diretorias (Presidência e Técnica/Comercial) ficaram direta e exclusivamente vinculadas às atividades da empresa, o que permitiu maior compreensão das estratégias, mais entrosamento entre as equipes e mais agilidade nos processos de decisão.

Além disso, a companhia promoveu uma descentralização das atividades de campo por meio da identificação de lideranças regionais e do compartilhamento de recursos humanos e materiais. Mensalmente, os resultados são analisados, em nível operacional, nas reuniões de prestação de contas, e, em nível gerencial, na reunião das áreas que têm a presença de diretores e gestores. Da análise do desempenho de cada setor, surgem correções e ajustes imediatos que visam alcançar as metas estabelecidas. Por meio deste novo modelo, os diretores, gerentes, coordenadores e assessores têm autonomia e responsabilidades definidas estrategicamente e, anualmente, são avaliados em sistema de 360 graus.

A premiação do PNQ faz da empresa uma referência em modelo de gestão, confirmando a sua trajetória de melhoria contínua nos processos organizacionais e busca incessante por melhores resultados.

Investimentos-A Energisa Paraíba investe, em média, desde 2000, R$ 115 milhões/anuais em novas subestações, linhas de transmissão e distribuição e automação de sistemas, entre outros investimentos que garantem a qualidade dos serviços prestados. Ao todo, em sua área de concessão, são 61 subestações, quase 2 mil Km de linhas de transmissão, mais de 67 mil Km de redes urbanas e rurais. A eficiência deste trabalho é percebida nos indicadores de desempenho da empresa. Nos últimos dois anos, o índice que mede as perdas totais de energia elétrica no sistema de distribuição da empresa caiu de 17,79% para 13,11% e o nível de serviço de atendimento (Call Center) alcançou 95,88%. Todos os anos, a Energisa Paraíba realiza milhares de horas de treinamentos técnicos e reciclagem profissional, tendo como objetivo uma maior capacitação dos seus 2120 colaboradores.

A empresa se preocupa com a adoção de práticas sustentáveis. O prédio do Núcleo Regional de Patos e a unidade de Guarabira são exemplos e foram construídos de acordo com padrão internacional de sustentabilidade, aliando conforto aos conceitos de preservação ambiental. Em João Pessoa, Campina Grande e Sousa, a Energisa Paraíba mantém os Espaços Energia destinados ao ensino dos conceitos e efeitos da energia, suas aplicações e seu uso racional e eficiente.

A Energisa Paraíba desenvolve também um importante projeto social, o Energisa Comunidades, em que são oferecidos serviços direcionados a comunidades de baixa renda com disseminação de conhecimentos sobre consumo consciente de energia, substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, reforma de instalações elétricas internas das residências e substituição de geladeiras antigas e ineficientes por novas e mais econômicas.

Os efeitos das ações desenvolvidas pela Energisa se fizeram evidentes na percepção dos clientes e colaboradores, conforme registrado nas últimas pesquisas - a Pesquisa de Clima, realizada em 2011, registrou que 87% dos colaboradores estão satisfeitos com a empresa e a Pesquisa da Abradee (Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica), de 2012, junto aos clientes registrou um ISQP (Índice de Satisfação da Qualidade Percebida) de 78,81, indicadores estes acima da média das empresas do setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira