Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/10/2007 - 10:03

Centro Profissionalizante Rio Branco inclui aprendizes em empresas

Depois de capacitar previamente aprendizes, o Centro Profissionalizante Rio Branco (CEPRO) os insere em empresas que desejam contratá-los. A contratação desses jovens, além de ser prevista em lei, agrega valor ao empregador e à comunidade, pois dão a oportunidade de iniciarem a carreira profissional, hoje tão difícil para essa parcela da população. Empresas interessadas podem buscar aprendizes no CEPRO.

Contratar aprendizes é algo além do cumprimento de lei, a qual determina que médias e grandes empresas devem compor seus quadros pessoais com 5 a 15% de jovens nessa situação. Significa contribuir para a inserção social desses futuros trabalhadores. O desemprego entre jovens é quase duas vezes maior do que para a população em geral. Somado a isso, tem-se a questão da qualidade do ensino em escolas públicas e a falta de oportunidade para os mais carentes de freqüentar cursos de aperfeiçoamento, como línguas estrangeiras e informática. Outro fator que dificulta a iniciação no mercado de trabalho é a experiência exigida, assim, quem nunca trabalhou, enfrenta mais dificuldades.

Há 60 anos capacitando adolescentes de baixa renda e viabilizando sua inserção no primeiro emprego, o CEPRO, hoje, disponibiliza aprendizes para empresas interessadas. Quando ingressam no programa da instituição, passam seis meses aprendendo noções de informática, atendimento, habilidades para vida (comportamento, atitude e cidadania) e reforço de matemática e língua portuguesa, e depois aguardam o chamado para trabalhar. Após isso, já dentro das empresas, freqüentam a chamada concomitância, que consiste na ida ao CEPRO uma vez por semana, para aperfeiçoamento, que é focado, inclusive, nas necessidades específicas da empresa que o contratou. Esse procedimento faz com que o jovem, além de continuar recebendo as orientações para seu aperfeiçoamento, sejam treinados de acordo com o que a função que exercem requer.

As empresas interessadas em contratar aprendizes podem procurar o CEPRO, que atua como entidade certificadora. O processo só pode ser completo com o apoio dos empregadores. Um diferencial no serviço prestado pela instituição é a preocupação em capacitar o jovem para que possa dar o melhor de si nessa fase tão importante para ele. As funções que podem exercer são: aprendiz auxiliar administrativo; aprendiz auxiliar de vendas e telemarketing e aprendiz atendente de telemarketing.

A mantenedora do CEPRO, a Fundação de Rotarianos de São Paulo, atua como gestora do aprendiz, sendo responsável pela contratação (não entra no CAGED da empresa e, consequentemente, não altera o quadro de funcionários), isentando o contratante de burocracias típicas da admissão e da responsabilidade por encargos sociais e trabalhistas.

“Hoje eu me sinto mais útil, fazendo algo que eu gosto e assim, me sinto bem. O curso que tive no CEPRO antes de ser contratada como aprendiz me ajudou a crescer e, agora, trabalhando, consigo ver a realidade e me sinto motivada a fazer outros cursos, como informática, línguas e até faculdade. O CEPRO é, hoje, minha segunda família, sem dúvida, me ajudou muito, pois acho que se não fosse desta forma, não estaria trabalhando hoje”, diz Natália Paula Bezerra, 15 anos, que iniciou as atividades como aprendiz no início deste semestre.

Os empregadores interessados podem obter mais informações no telefone (11) 4613-8480 ou no site www.cepro.org.br .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira