Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2012 - 08:43

Grupo TIM lança operação comercial do 4G na Itália

Rio de Janeiro – O grupo Telecom Italia lançou sua operação comercial com soluções baseadas na tecnologia móvel LTE de quarta geração (4G) para modems e tablets nas cidades de Roma, Milão, Turim e Nápoles. Com o novo serviço, o usuário passa a ter acesso a altos níveis de desempenho, capazes de aprimorar sua experiência em conteúdos como HD e vídeo streaming, além de chats em vídeo e navegação rápida na internet móvel.

Fruto de ação conjunta entre a TIM Brasil, TIM Italia e o Telecom Italia LAB (Centro de Pesquisa e Inovação da Telecom Italia, sediado em Turim), o desenvolvimento do LTE integra a estratégia global do Grupo TIM. O trabalho começou a ser desenvolvido há três anos nos laboratórios do Grupo, onde foram testadas e certificadas as tecnologias, as arquiteturas, os padrões e as soluções disponíveis, além dos terminais e equipamentos de rede.

O amplo projeto de pesquisa resultou na criação de um plano tecnológico comum ao Grupo TIM, com a utilização de parceiros globais. Tanto as operações da Itália quanto do Brasil utilizam os mesmos fornecedores (Ericsson, Huawei e Nokia Siemens). Isso potencializa a solução e colhe frutos de adotar uma ação coordenada, essencial na primeira fase do LTE, que não alcançou a maturidade plena.

“O lançamento representa um passo importante nos planos globais da TIM diante da aposta do grupo na banda larga de alta velocidade. A partir desse passo, vamos explorar o desempenho geral da nova tecnologia, além de suas vantagens, e seguir com o calendário de implantação na Itália e no Brasil”, diz Mario Girasole, vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM Brasil.

Seguindo o cronograma global, a próxima etapa da implantação do 4G irá contemplar as cidades brasileiras sede dos eventos internacionais, já em 2013. O Grupo continua acreditando que a tecnologia LTE, sobretudo no Brasil, terá um longo período de convívio com os serviços de telefonia móvel de Terceira Geração. Por isso, continuará investindo na ampliação das coberturas de todas as suas redes (2G e 3G) para democratizar cada vez mais o uso da voz e dados, com os seus planos inovadores.

O Telecom Italia LAB foi desenvolvido para garantir que o Grupo TIM mantenha a tradição e a inovação tecnológica como marcas registradas. Localizado em Turim, na Itália, o Centro de Pesquisa conta com tecnologia, serviços de rede e de engenharia de ponta para aprimorar a busca da companhia por novas soluções para o mercado das telecomunicações. Por meio de parcerias com os principais produtores de equipamento e sistemas de telecomunicações, realiza pesquisas com as mais qualificadas instituições acadêmicas de credibilidade internacional.

A TIM é a operadora que mais cresce no país. Atualmente, possui 69,46 milhões de clientes e 26,79% de market share, consolidando-se na segunda colocação do mercado e na liderança do segmento pré-pago. O desempenho é fruto dos serviços inovadores da companhia, que levaram a marca, por exemplo, a ser apontada como a preferida da classe média dentre as empresas de telefonia móvel, segundo pesquisa do instituto Data Popular.

Outro foco da TIM é a qualidade da sua rede e do atendimento. No triênio que vai até 2014, a companhia aplicará em infraestrutura cerca de 80% dos R$ 9 bilhões previstos para investimentos no Brasil. Entre as negociações para expansão da rede também destacam-se a compra da Intelig, em 2009, e da AES Atimus, em 2011, que deu origem à TIM Fiber, com 5,5 mil quilômetros de fibra ótica no Rio e em São Paulo. Além disso, a empresa instalará rede de fibra ótica no Amazonas, Pará e Amapá, por meio da LT Amazonas, permitindo a inclusão digital da população de áreas remotas do país.

A TIM é ainda a única do setor de telecom a integrar o Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa. Faz parte também do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente (ICO2), ambos da BM&FBovespa. [ www.tim.com.br ou http://twitter.com/timtimportimtim].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira