Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2012 - 09:23

Indústria de blocos de concreto prevê estabilidade, com tendência de crescimento no primeiro semestre de 2013

A maioria dos fabricantes brasileiros de blocos de concreto prevê que o primeiro semestre de 2013 será marcado pela estabilidade nos negócios, embora parcela expressiva preveja elevação no faturamento, em relação a 2012. A continuidade do crescimento do mercado imobiliário e das obras de infraestrutura são os principais responsáveis pelas expectativas positivas, enquanto o aumento da oferta dos produtos em escala maior do que a demanda impacta a previsão dos empresários do setor, de acordo com pesquisa promovida neste mês de novembro pela BlocoBrasil-Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto. De acordo com a pesquisa, realizada com os fabricantes de todo o Brasil associados à entidade e que representam as maiores indústrias do setor, 30% deles preveem estabilidade nos negócios, enquanto 22,5% estimam crescimento entre 10% a 30% em relação ao segundo semestre de 2012. Há, porém, um contingente de fabricantes - 7,5% deles - que aguardam redução de atividades neste primeiro semestre do próximo ano, ante 2012.

Os empresários desse setor listam o mercado imobiliário (37,25%) e as obras de infraestrutura (25,49%) como os maiores impulsionadores da atividade no primeiro semestre de 2013. O Programa Minha Casa, Minha Vida foi considerado por 19,6% deles como outro fator de crescimento da demanda, ao lado das expectativas mais positivas para a economia brasileira no próximo ano (11,76%).

Entre as medidas que os empresários preveem adotar para dar conta do aumento da demanda, a aquisição de novos equipamentos, com 40,62%, e a adoção de medidas para aumentar a produtividade, com 34,37% das respostas, são as mais citadas. Na ponta oposta, a redução do número de funcionários e do número de turnos de trabalho são medidas apontadas por 46,15% e 30,76% dos industriais do setor, respectivamente, em caso de reversão das expectativas.

A pesquisa também apontou o segmento de pisos intertravados de concreto como o mais representativo para os fabricantes, responsável por 52,5% do faturamento em 2013. Os blocos de concreto para edificações foram o segmento apontado por 47,5% como principal responsável pelo faturamento previsto para o próximo ano.[www.blocobrasil.org.br].

A BlocoBrasil-Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto é a entidade que congrega os fabricantes brasileiros do setor de bloco e pisos intertravados de concreto. Fundada em 2003, a BlocoBrasil tem hoje 100 associados, entre sócios fabricantes de blocos (68 indústrias de dez estados brasileiros), sócios fabricantes de máquinas e equipamentos para a indústria (29) e profissionais técnicos (3).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira