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08/12/2012 - 07:15

CEEE reduz tempo de processamentos em até 80% com projeto de infraestrutura da Advanced IT

A Advanced IT concluiu, no final de maio, o projeto de migração da base de dados da CEEE Distribuição, do Rio Grande do Sul. A companhia utilizava o banco de dados Oracle Database Enterprise Edition 8.0.6 em ambiente HP-UX 10.20, e a Advanced IT, especializada em oferecer serviços e soluções na área de Tecnologia da Informação, migrou o sistema para Oracle Database Enterprise Edition 10g com RAC (Real Application Clusters) em ambiente AIX.

Com a migração, a CEEE alcançou um ganho de segurança e uma melhora de performance que atingiu diversos setores da Companhia. O Sistema de Atendimento ao Cliente (SAC), que compreende o atendimento via telefone e agência, e é responsável por dar um retorno ao cliente sobre a situação de serviços e reclamações e pela integração com a Unidade de Resposta Audível da CEEE, teve uma diminuição sensível em seu tempo de processo. Em julho de 2011, o tempo médio de atendimento via 0800 era de 2 minutos e 50 segundos. No mesmo mês de 2012, após a implantação do RAC, este tempo foi reduzido para 2 minutos e 10 segundos, o que representa uma diminuição percentual de 25%. Com a redução, o atendimento via 0800 da CEEE está 38% mais rápido que a média referencial do setor elétrico, que é de 3 minutos e 27 segundos, sendo inclusive benchmark no setor.

Já o atendimento presencial teve um ganho de 30 segundos: antes do RAC, o tempo médio era de 6 minutos e 30 segundos e, após a clusterização, este tempo baixou para 6 minutos. Este ganho possibilita um atendimento mais rápido e, consequentemente, um número maior de pessoas a serem atendidas em um intervalo menor de tempo.

As mudanças mais significativas, porém, ocorreram nos sistemas de faturamento (FAT) e de arrecadação e cálculo de juros da CEEE. O processo de FAT levava em média sete horas para ser concluído. Com o RAC, hoje leva em torno de uma hora para ser finalizado, uma melhora de 86%. O processo de arrecadação, que levava em média três horas para ser concluído, diminuiu em 67%, e hoje demora apenas uma hora. Já o processo de cálculo de juros teve uma melhora de 80%, diminuindo seu tempo de término de 10 horas para duas. Na prática, isto significa uma redução de custos com pessoal nos processos de análise na área comercial e de produção na Coordenadoria de Tecnologia da Informação da companhia, já que os ganhos de tempo tornaram desnecessários os turnos de pessoal à noite. Além disso, grandes processamentos de informações úteis para a tomada de decisões eram evitados ou possuíam um grande atraso antes da atualização do banco de dados.

Com a conclusão do projeto da Advanced IT, hoje a CEEE conta com a possibilidade de desenvolvimento de aplicações comerciais georreferenciadas que ajudam nesta tomada de decisões de acordo com cada região. Desta maneira, informações como os locais com maior concentração de irregularidades, denúncias de furto de energia e maior incidência de problemas com nível de tensão, por exemplo, são processadas mais rapidamente e ganham melhor acessibilidade para consulta.

Segundo Luis Carlos Niedersberg, coordenador de TI da CEEE, o objetivo da implantação do RAC foi atingido. “Nosso objetivo principal com a modernização do ambiente era atingir níveis mais satisfatórios no quesito de segurança do sistema, o que foi alcançado. O que aconteceu foi que acabamos ganhando muito mais, com o ganho de tempo nos processos”, explicou Niedersberg. Para o coordenador, a boa parceria entre as equipes da Advanced IT e da CEEE foi determinante para o sucesso do serviço.

A Advanced IT conta com um histórico bem sucedido de implantações de Oracle RAC pelo país – já são mais de 60, o que posiciona a empresa no mercado como uma das mais experientes no assunto. Além disso, a companhia tem o selo de parceira Oracle especializada em Real Application Clusters e em bancos de dados. Sua área de Infraestrutura é responsável pela gestão de 35Tb de dados em mais de 200 bancos de dados Oracle e SQL Server em seus clientes, o que equivale a uma biblioteca de 21,9 milhões de volumes, aproximadamente, sendo que a maioria dos ambientes gerenciados é de alta complexidade e missão crítica. Baseada em ITIL e com profissionais certificados, a área oferece soluções como planos de continuidade de negócios, alta-disponibilidade, performance e tuning, estabilização de Go Live em ambientes complexos, revisão e implantação de soluções de backup de banco de dados, migrações, upgrades, outsourcing e suporte 24x7.

Visando reduzir os riscos durante a execução do projeto, a Advanced IT contou com os serviços Oracle Advanced Customer Support (ACS). O time de ACS da Oracle trabalhou conjuntamente com as equipes da Advanced IT e da CEEE, principalmente nas etapas de planejamento do trabalho e no que diz respeito à garantia da qualidade do projeto.

A Companhia de Distribuição de Energia Elétrica é uma empresa de economia mista pertencente ao Grupo CEEE, concessionária dos serviços de distribuição de energia elétrica na região sul-sudeste do Rio Grande do Sul. Sua área de concessão compreende as regiões Metropolitana, Sul, Litoral e Campanha gaúcha, o que totaliza 72 municípios e abrange 73.627 km², aproximadamente 32% do mercado consumidor do Rio Grande do Sul. Em último levantamento realizado pela Companhia, de 2009, estimou-se que cerca de quatro milhões de pessoas – um terço da população gaúcha – são usuárias de serviços da CEEE.

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