Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2012 - 07:19

"Estamos vencendo batalhas contra o câncer", afirma diretor da Central Nacional Unimed

"Estamos vencendo muitas batalhas contra o câncer, pois aumentaram, nos últimos anos, as chances de cura, controle e sobrevivência a vários tipos desta doença", explica o médico oncologista Rodolfo Machado Pinto de Araújo, diretor Administrativo e Financeiro da Central Nacional Unimed. Antes tabus, cujos nomes nem se pronunciavam em público, hoje se sabe que parte expressiva das neoplasias malignas pode ser prevenida com hábitos saudáveis, como não fumar, moderar o consumo de bebida alcoólica, praticar exercícios físicos e usar protetor solar.

"A medicina multiplicou suas armas para combater a enfermidade com efeitos muito mais positivos quando a detecção é precoce, por meio de exames periódicos", ressalta Araújo.

Sexta maior operadora de planos de saúde do Brasil, a CNU tem, dentre os focos de seu Programa de Gestão da Saúde, a atenção às neoplasias. A operadora realiza, pelo segundo ano consecutivo, uma campanha contra o Câncer, voltada para quatro das principais manifestações da doença: mama, próstata, colorretal e colo do útero. A meta é fazer 15 mil exames, em beneficiários elegíveis dentre os seus clientes, por faixa etária e sexo, de acordo com recomendações do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Depois do diagnóstico -O diretor da CNU explica que inicialmente é fundamental ter comprovação da doença sob o ponto de vista histopatológico (biópsia), ação imprescindível e obrigatória. Depois, deve-se checar o estadiamento (extensão do tumor, para avaliar propagação e possíveis metástases), segundo regras internacionais. Há, também, que avaliar as doenças associadas.

Somente após estas providências é feito o planejamento terapêutico por uma equipe multidisciplinar, composta por oncologista clínico, radioterapeuta, cirurgião oncológico, entre outros profissionais ligados à área.

Mitos x verdades - Araújo ressalta que a poluição do ar, ao contrário do que é frequentemente divulgado, não causa tantas doenças cancerígenas quanto o tabagismo. O oncologista sugere, além disso, moderação no consumo de carne vermelha. Observa que não há comprovação científica de maior ou menor risco de contrair a doença pelo uso de telefone celular.

Maior incidência no Brasil: .Pele não Melanoma |.Próstata |.Mama feminina |.Cólon e reto |.Pulmão|. Estômago|. Colo do útero.

Prevenção-Os principais meios de prevenção são hábitos saudáveis, ida periódica ao médico e realização de exames prescritos pelo profissional. Também se recomenda: 1. Não fumar |2. Dieta alimentar composta por frutas, legumes, verduras, carnes magras e cereais |3. Moderar o consumo de carnes vermelhas| 4. Evitar alimentos industrializados com muitos conservantes e corantes, defumados, salgados e churrascos |5. Praticar exercícios físicos |6. Moderar o consumo de bebida alcoólica |7. Utilizar protetor solar e evitar exposição ao sol entre as 10h e as 16h |8. Não consumir produtos anabolizantes (hormônios sintéticos associados ao aumento da massa muscular) |9. Não realizar reposição hormonal sem rigoroso acompanhamento médico |10. Combater o estresse com vida saudável, otimismo, boas horas de sono e atividades de lazer.

A Central Nacional Unimed, a Operadora Nacional dos Planos de Saúde Empresariais Unimed, fechou 2011 com um faturamento de R$ 1,5 bilhão. Hoje tem mais de 1,2 milhão de clientes, distribuídos nas cinco regiões brasileiras. Garantir a competitividade do Sistema Unimed diante das exigências do mercado e da legislação foi o principal motivo da criação da Central Nacional Unimed em 1998.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira