Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2012 - 07:42

Arnaldo Antunes prestigia lançamento da amiga Alessandra Santos

Lançamento da Editora nVersos reúne fãs do artista.

No mesmo dia em que chegou de sua turnê nos EUA, Arnaldo Antunes fez questão de comparecer à noite de autógrafos do livro Arnaldo Canibal Antunes, que aconteceu no dia 7 de dezembro (sexta-feira), na Fnac Paulista.

Cercada de fãs do artista e de amigos, a autora Alessandra Santos se emocionou com a hospitalidade paulistana, já que chegou há poucos dias do Canadá, país onde vive.

Durante o bate-papo a autora falou de todos os cuidados e preparativos que teve ao produzir a obra. “Estou muito feliz em falar deste livro na presença do Arnaldo. Ele que é poesia pura, encanta...E seu trabalho abrange todos os públicos, sem distinguir”, fala emocionada.

Fãs do cantor também fizeram perguntas à Alessandra, que respondeu a todos. Foram do pós-tropicalismo aos trabalhos contemporâneos, além de detalhes como a escolha de Arnaldo.

Outro momento marcante foi quando a autora leu para a plateia o poema que Gilberto Gil fez sobre o artista, especialmente para o livro. Antes de partir para os autógrafos, a palavra foi dele:

“Fiquei muito feliz com o livro, achei muito gratificante como artista ter o meu trabalho estudado. Ainda mais com um texto interessante, com uma abordagem tão profunda e de tanto talento quanto o texto da Alessandra. Fiquei muito feliz também com o resultado gráfico do livro, tendo vários planos visuais meus, muita qualidade. Tenho muito a agradecer”, declara Arnaldo Antunes.

Abaixo o release completo sobre a obra:

Arnaldo Antunes é reconhecido pela sua música singular e talento em diversos campos artísticos como compositor, músico, escritor e artista visual. O livro Arnaldo Canibal Antunes, publicação da Editora nVersos, apresenta um novo Arnaldo. A obra, de autoria da Doutora em Literatura, Alessandra Santos, analisa a ligação do artista com o movimento modernista do século XX.

Quando Oswald de Andrade escreveu o Manifesto Antropófago, em 1928, pensava no canibalismo cultural como uma “devoração metafórica” de elementos estrangeiros para produzir uma síntese brasileira. Para Alessandra, não há antropófago maior nos dias de hoje do que Arnaldo Antunes.

A pesquisadora abre o livro com uma pincelada na história das vanguardas e do movimento modernista no Brasil, necessário para chegar até a obra de Arnaldo e explicar suas influências.

Dividida entre Arnaldo Antunes e a Poesia: poética da percepção; Arnaldo Antunes e a Música: poética da Bricolagem; e Arnaldo Antunes e as Artes Visuais: poética da apropriação, a análise da obra do canibal mostra que ela é “viva e alerta, lúcida como somente os vanguardistas foram (…). Arnaldo é inovador e corre riscos artísticos que poucos ousam, sempre almejando uma utopia”.

Alessandra propõe que a obra do músico reinventa e dialoga com o movimento antropofágico, tão importante para a cultura brasileira que, nas palavras da presidente Dilma Rousseff, “é a nossa capacidade de absorver o que tem de universal em todas as culturas e metabolizar no particular”.

Sobre a autora: Alessandra Santos formou-se em Literatura Comparada na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e é Doutora em Literatura pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Atualmente ela é professora de Letras na Universidade da Colúmbia Britânica, Canadá, já publicou vários artigos em diversos livros e revistas, e é também artista e tradutora. Organizou um livro sobre a utopia na América Latina com Kim Beauchesne (The Utopian Impulse in Latin America, 2011).

.[Editora: nVersos | ISBN: 978-85-64013-47-6 | 295 páginas | Formato: 20 x 21cm | Preço: R$ 79,90 | www.nVersos.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira