Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2012 - 07:47

Sanofi apoia o projeto Bandeira Científica pelo oitavo ano consecutivo

Entre 8 e 19 de dezembro, cerca de 150 acadêmicos de várias unidades da USP e mais de 60 profissionais de diversas áreas prestarão atendimento de saúde em Afogados da Ingazeira, no sertão de Pernambuco. O objetivo é colaborar com o diagnóstico e a definição de programas de saúde pública de regiões carentes do País. O projeto já beneficiou mais 68 mil pessoas de 17 municípios.

São Paulo – Pelo oitavo ano consecutivo, a Sanofi é a principal patrocinadora do Projeto Bandeira Científica, um programa acadêmico de extensão universitária, coordenado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Uma vez por ano, o projeto reúne acadêmicos de múltiplas unidades da USP e profissionais de diversas especialidades que seguem em direção a um município brasileiro com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - regiões carentes com condições precárias de higiene e saúde, como ausência de redes de esgoto, deficiência no atendimento médico primário, entre outras.

Em 14 anos, 1.428 universitários, mais de 412 profissionais de saúde e mais de 60 voluntários enviados pela Sanofi já participaram do Bandeira Científica, prestando atendimento a mais de 68 mil pessoas dos 17 municípios por onde a expedição passou.

Desta vez, entre os dias 8 e 19 de dezembro, cerca de 150 acadêmicos e mais de 60 profissionais de saúde da USP estarão em Afogados da Ingazeira, município do sertão Pernambucano. Este ano, a expedição contará com apoio da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Estadual de Pernambuco, que levarão cerca de 30 alunos e profissionais das áreas de medicina, fisioterapia, nutrição, psicologia e jornalismo para contribuir no atendimento à população.

O objetivo é atuar de forma a colaborar com o diagnóstico e a definição de programas de saúde pública da região. O programa é abrangente e inclui atendimento médico gratuito, encaminhamento para exames e outros procedimentos disponíveis na região, avaliação e diagnóstico do perfil nutricional dos moradores (estatura, peso e orientação nutricional), diagnóstico das condições de saúde bucal e implantação de programas de higiene bucal, entre outras atividades. Além dos atendimentos médicos são também realizadas atividades educativas voltadas à saúde, como palestras dirigidas à população em geral e para crianças nas escolas e programas de capacitação dos agentes de saúde do município. Ao longo do ano, o Projeto Bandeira Científica acompanha o impacto e a continuidade desse trabalho e depois, em parceria, com os municípios envolvidos e o governo do Estado, encaminha os dados dos pacientes atendidos ao sistema de referência e contra-referência do SUS

Para participar da expedição, a Sanofi também enviará nove funcionários voluntários, com formação na área de saúde ou experiência anterior em projetos sociais de auxílio a populações carentes, além de medicamentos. O objetivo desta iniciativa é dar a oportunidade a seus colaboradores de praticarem um dos principais valores da organização, a solidariedade, e de compreenderem, na sua plenitude, a importância e a responsabilidade de trabalhar em Saúde.

“Nunca participei de um projeto tão intenso como o Bandeira Científica. Durante a expedição, primeiro tivemos que entender a cultura local para compreender as necessidades da população, muito carente em diversos aspectos. Essa experiência me deu a oportunidade de reavaliar meus valores e perceber o quanto as minhas ações podem contribuir e fazer a diferença na vida das pessoas.” - conta Fábio Gonçalves, gerente de treinamento da Sanofi, que participou da última edição do projeto.

O Projeto Bandeira Científica está totalmente alinhado com a filosofia do Grupo Sanofi na medida em que, no escopo de sua proposta, estão contempladas algumas das prioridades institucionais da empresa, que são:. Apoiar programas de assistência básica à saúde em regiões desfavorecidas |.Colaborar para iniciativas que melhorem o acesso a medicamentos pelas populações carentes |.Apoiar pesquisas e campanhas de prevenção que contribuam para uma maior compreensão e abordagem de doenças tropicais, como a malária e leishmaniose, endêmicas na região. Essas doenças fazem parte, inclusive, dos 6 eixos de atuação do Programa Mundial de Acesso a Medicamentos da companhia.

. Estimular a participação de colaboradores voluntários em projetos que promovam e aprofundem o engajamento da empresa com a comunidade.

Perfil-O Projeto Bandeira Científica existe desde 1999. É um projeto acadêmico de extensão universitária envolvendo acadêmicos de múltiplas unidades da Universidade de São Paulo, coordenado pelo Departamento de Patologia da FMUSP. A cada ano, a Bandeira Científica vem buscando atuar de forma a garantir o desenvolvimento de saúde da região, saúde aqui entendida, conforme a Organização Mundial da Saúde como o “completo estado de bem-estar bio-psico-social”, que inclui não apenas a abordagem das doenças propriamente ditas, mas também os aspectos ambientais e sociais a elas relacionadas.

Alinhando atividades educacionais, científicas e assistenciais às necessidades e particularidades locais, a Bandeira Científica procura cumprir seu papel de projeto universitário, tendo atuação efetiva na formação integral dos profissionais em fase de graduação, não apenas focalizando preceitos técnicos, mas também valorizando o desenvolvimento da cidadania em profissionais conscientes das realidades, particularidades e necessidades do país.

A Sanofi é um líder de saúde diversificado e global. No Brasil desde o final dos anos 50, é o primeiro grupo do mercado farmacêutico brasileiro. Juntas, a Sanofi Farma, a Sanofi Pasteur, a Medley, a Genzyme e a Merial empregam mais de 5.200 pessoas no País. Como empresa global, a Sanofi respeita a cultura e diversidade de talentos de seus colaboradores e acredita que essas diferenças sejam fundamentais para construir uma organização plural e participativa.

No campo social, a Sanofi Brasil se destaca como uma das farmacêuticas que mais investe em ações sociais, e aplica, em média, R$ 6,5 milhões em mais de 15 programas de longo prazo, anualmente, beneficiando cerca de 2,5 milhões de brasileiros. Os investimentos institucionais e sociais da Sanofi têm a Saúde como foco principal e são voltados para a prevenção, educação e humanização dos tratamentos. [ www.sanofi.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira