Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/10/2007 - 10:13

Khan el Khalili apresenta Coquetel Folclórico nas Noites do Harém


A casa de chá egípcia, Khan el Khalili, centro de cultura e referência da arte egípcia, traz nas Noites do Harém, tradicional espetáculo de dança do ventre que acontece todos os domingos, às 20h, um Coquetel Folclórico no dia 21 de outubro no mesmo horário. As bailarinas Nesrine e Malak mostram toda a sua beleza, sensualidade e técnica com cinco especiais de danças folclóricas regionais do Egito.

Uma das apresentações será a dança Báladi, que é ágil, marcada, vibrante e, muitas vezes, alterna momentos de aceleração diferenciada, é obrigatoriamente realizada por mulheres e facilmente encontrada nos centros urbanos, onde é apresentada em caráter solo. As mulheres dançam juntas em ocasiões de festas de casamento e celebração de nascimento, mas cada uma isoladamente realiza um improviso único, dentro do mesmo estilo.

Já o Saíide faz referência à dança de guerra masculina, "Tahtib", onde os homens utilizam longos bastões. Na versão feminina a bailarina mostra sua destreza e delicadeza. Giros verticais, horizontais e transversais são os principais movimentos do bastão, que, em união com batidas de quadris e moção de busto, compõem esta dança, cujas músicas são alegres e com marcações bem específicas.

Na busca da ligação entre a expressão artística e o elemtno água, a Dança do Jarro, também é conhecida como Dança do Nilo e representa a fertilidade e o sustento que o rio conferia à região. Nesta dança é utilizado um jarro que acompanha o ritmo das apresentações musicais folclóricas. As mulheres vestem-se com roupas soltas e leves, presas com uma faixa nos quadris. Os movimentos podem ser mais lentos e sinuosos, representando os banhos das sacerdotisas.

Na Khaleege, que significa Golfo, a mulher usa roupa tradicional conhecida por Tobe al Nashar, os movimentos do corpo são lentos e suaves e é característico o balançar dos cabelos de um lado para outro. O encontro da mulher e sua pacificação com os maus espíritos é apresentada na Ayoub, que é uma dança das mulheres do Egito para o Ritual Zaar.

O evento acontece Khan el Khalili, Rua Dr. José de Queirós Aranha, 320 - Vila Mariana – São Paulo.Telefone: (11) 5575-6647 - 5571-3209 - 5571-3295 – 5549-7989. Ingresso: R$ 15.

Horário de funcionamento: Segunda a quinta e aos domingos das 14h às 00h, sextas e sábados das 14h às 02h | Site:www.khanelkhalili.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira