Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2012 - 06:37

Selo de Responsabilidade Socioambiental é sinônimo de compromisso com a sustentabilidade para produtores de cal

O comprometimento com as boas práticas socioambientais é um dos assuntos mais abordados nos dias de hoje. Mas para a Associação Brasileira dos Produtores de Cal – ABPC esse compromisso já se fazia presente em seu estatuto social.

Por isso ela criou o Programa Selo ABPC de Responsabilidade Socioambiental, que é de adesão voluntária e aberto às produtoras de cal que forneçam o produto para quaisquer aplicações. As empresas associadas da ABPC mantém seu compromisso com a sustentabilidade, participando da recertificação, o que “contribui para o reconhecimento dessas empresas pelas suas boas práticas e pela modernidade do seu parque industrial, contribuindo também para o fechamento de negócios, por ser uma certificação reconhecida internacionalmente como uma referência de qualidade”, conforme atesta Mauro Seabra, secretário-executivo da ABPC.

Na modalidade avançada a certificação do Selo de Responsabilidade Socioambiental considera os programas ISO 9001 (gestão de qualidade) e 14001 (gestão ambiental); NBR 16001 (Responsabilidade Social) e OHSAS 18001 (gestão de segurança e saúde ocupacional).

Estão sendo certificados em 2012 pelo Programa as seguintes indústrias:

Certificação Avançada: Mineração Belocal Ltda

Certificação básica: Mineração Horical Ltda, Frical Transporte Ind. e Comércio de Cal Ltda, Cal Trevo Industrial Ltda, Jungar Mineração Ind. e Com. Ltda e Quallical Ind. e Com. Ltda.

A certificação é evolutiva e deve ser requerida de acordo com a categoria desejada, conforme se vê abaixo.

Categoria Básica (A) – Necessário cumprir exigências mínimas previstas no estatuto e regulamento interno da ABPC, que são: comprovação de habilitação e idoneidade jurídica; regularidade ambiental, incluindo licenças de operação; regularidade social e trabalhista; conformidade técnica e alinhamento formal aos princípios éticos defendidos pela ABPC.

Categoria Intermediária (B) – Além dos requisitos da categoria básica, a empresa deve comprovar o atendimento das boas práticas e avançar na implantação dos instrumentos de gestão nas áreas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, além de responsabilidade social em todas as unidades de produção.

Categoria Avançada (C) – Cumprimento dos requisitos das categorias básica e intermediária, mais o atendimento de toda uma série de indicadores adicionais obrigatórios, que aprofundam a análise do alinhamento da empresa às boas práticas e aos princípios da sustentabilidade. É alcançável por empresas certificadas ou próximas de alcançar certificação na ISO 9001 (gestão de qualidade) e 14001 (gestão ambiental); NBR 16001 (Responsabilidade Social) e OHSAS 18001 (gestão de segurança e saúde ocupacional).

No site da ABPC é disponibilizado o regulamento completo do programa e informações mais detalhadas sobre a iniciativa: www.abpc.org.br

O Programa Selo ABPC de Responsabilidade Socioambiental interage em total harmonia com o Programa Setorial da Qualidade da Cal (hidratada, para construção civil) – PSQ da Cal - mantida pela ABPC desde 1995 e apoiada pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H - do Ministério das Cidades.

Programa-Em 2009, ao completar 50 anos de atuação, a direção da entidade criou o Programa Selo de Responsabilidade Socioambiental, que visava certificar empresas produtoras de cal com base na qualidade das suas práticas de produção e gestão. Para isso, foi contratado um órgão auditor independente para gestão técnica do Programa, o Instituto Totum, que é responsável pelas auditorias e pela concessão das certificações, baseadas nos resultados alcançados pelas empresas nos indicadores definidos pelo Programa. São avaliadas as práticas nas áreas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, ética e responsabilidade social.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira