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11/12/2012 - 06:46

Interbrand divulga estudo das Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2012


Itaú segue como líder; Totvs e Magazine Luiza estreiam no ranking, Havaianas retorna e Hering aumenta o seu valor em 86%.

São Paulo - A marca Itaú lidera o ranking da Interbrand das Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2012. Seguido por Bradesco, Banco do Brasil, Petrobras e Skol, que completam o Top 5, essas marcas representam 71, 8% do valor consolidado de R$95,9 bilhões entre as 25 marcas brasileiras listadas no estudo.

Em relação ao ranking de 2011, a maioria das marcas se valorizou, sendo que a vigésima quinta colocada esse ano entrou no ranking com a nota de corte de R$250 milhões, um valor significativamente superior a 2011 [quando a nota de corte foi de R$ 209 milhões]

A Interbrand, maior consultoria de marcas do mundo, publica o estudo das Marcas Brasileiras Mais Valiosas anualmente. Criadora da metodologia de avaliação financeira de marcas - e primeira de sua categoria a receber o certificado ISO - a consultoria analisa as diferentes maneiras pelas quais uma marca atinge e beneficia uma organização, desde sua influência sobre os resultados financeiros até a satisfação das expectativas dos clientes.

Para desenvolver sua análise, a Interbrand examina os três componentes principais que contribuem para o valor da marca: .Resultados Financeiros: geração de valor financeiro dos produtos e serviços vinculados à marca.

.Papel da Marca: influência da marca no processo de escolha do cliente.

. Força da Marca: capacidade de garantir a demanda e ganhos ao longo do tempo

Para entrar no ranking, as marcas devem atender a alguns critérios básicos: ser originária do Brasil, publicar informações contábeis e financeiras, fornecer informações suficientes para a identificação da receita individual de suas marcas, gerar EVA positivo [geração de valor do negócio uma vez que a empresa remunere todo o capital investido na operação] e ser amplamente reconhecida nos seus principais mercados.

Panorama 2012: Uma perspectiva sobre as marcas brasileiras.

“Com os olhos do mundo voltados para o Brasil, nossas marcas têm a oportunidade de aproveitar o bom momento do mercado nacional para elevar-se a um novo patamar de diferenciação e vínculo com o consumidor”. analisa André Matias, Gerente de Avaliação de Marcas da Interbrand São Paulo

Soma-se a este cenário um elemento importante: a continuidade das crises americana e europeia faz com que as empresas estrangeiras vejam o Brasil como uma oportunidade de crescimento e decidam se estabelecer no país.

De redes de varejo europeias a montadoras de automóveis da China, estas empresas não só trazem maior concorrência para nossas marcas, como também apresentam novas opções ao consumidor, novas interações e um ponto de vista diferente sobre marcas.

“Este é sem dúvida um cenário interessante que estimula o desenvolvimento do branding no país. Nesse sentido, as empresas que antes estavam interessadas apenas em criar suas marcas, hoje preocupam-se com a consolidação das mesmas a partir da gestão inteligente de suas engrenagens e pontos de contato. Está inaugurada a era dos processos em substituição aos projetos pontuais de marca.” diz Daniella Giavina-Bianchi, Diretora Executiva de Estratégia da Interbrand São Paulo.

Novas participantes em 2012-No ranking Interbrand das Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2012 duas marcas fazem seu debut: Totvs e Magazine Luiza [#25] estreiam no relatório confirmando uma tendência de mercado que aponta ganho de participação das marcas de varejo e tecnologia, em um cenário antes dominado pelas empresas de commodities e serviços financeiros - mudança também observada no relatório Interbrand das Melhores Marcas Globais divulgado em outubro. “Não podemos deixar de destacar o retorno de Havaianas ao ranking: uma de nossas marcas com maior reconhecimento global, trazendo aprendizados importantes para outras marcas nacionais que ainda buscam consolidar sua presença em solos estrangeiros”. analisa André Matias.

Marcas que apresentaram maior crescimento e maior valor em 2012-O setor financeiro permanece como destaque no estudo de 2012. E este ano domina o Top 3, representado pela tríade Itaú , Bradesco e Banco do Brasil .

O setor varejista também se destaca, com um crescimento médio de 25,2% de valor. A marca Hering , por exemplo, subiu seis posições no ranking com um crescimento de 86%. Casas Bahia fica com o segundo maior crescimento do ranking, com aumento no valor de marca de 57%.

Ranking Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2012:

Perfil- A Interbrand surgiu em 1974 quando a palavra marca ainda era um sinônimo para logotipo. Com o tempo esse conceito se ampliou e a importância e valor de uma marca passaram a ser considerados vitais na imagem de uma empresa. Durante 38 anos de trabalho em consultoria de marcas a Interbrand mudou essa visão criando e gerenciando marcas como um ativo de negócios.

Presente em todos os continentes e com aproximadamente 40 escritórios em todo o mundo, a Interbrand acredita que marcas têm o poder de mudar o mundo, e usa imaginação, inteligência e inspiração para criar formas para que isso aconteça.

No Brasil desde 2001, a Interbrand trabalha em três grandes áreas: estratégia, identidade e avaliação. Cada uma delas representa uma fatia importante da construção da imagem de uma empresa.

Entre os maiores cases mundiais da Interbrand estão o Carrefour, Fnac, Samsung, Walmart, P&G, BMW entre outros. No Brasil se destacam marcas como Itaú, Odebrecht, Votorantim, Usiminas, Alpargatas, Petrobras, BRF e Bunge. [www.rankingmarcas.com.br]. [ www.interbrandsp.com.br].

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