Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2012 - 07:55

Asco seleciona supercomputador bullx da Bull

O Departamento de Engenharia da Asco Industries usa um supercomputador bullx. Para a Bull, é o terceiro cliente HPC da indústria aeroespacial belga, juntamente com a Sonaca e a Ceanero.

A Asco, empresa belga que há 60 anos fabrica peças e materiais para a indústria aeronáutica, selecionou um supercomputador bullx para rodar suas simulações.

Para os seus projetos comerciais e de pesquisa e desenvolvimento, o escritório de design da Asco precisa realizar cálculos extremamente complexos. Durante anos, eles não tiveram poder de processamento suficiente para fazer isso. “Alguns cálculos demoravam cerca de 20 anos para serem feitos”, lembra Marc Mineur, responsável pelo grupo de Engenharia de Esforço da Asco. “E o pior, a configuração existente não nos permitia fazer cálculos remotamente, por exemplo, em um parceiro ou cliente.”

A Asco selecionou a plataforma bullx da Bull pelo seu desempenho e eficiência. “Estávamos procurando poder de processamento, sem necessidade de nada muito específico”, acrescentou Marc Mineur. “A natureza modular do bullx foi um diferencial importante.” A Asco também ficou impressionada com o conhecimento da Bull nesse setor: duas empresas belgas do setor aeroespacial, a Sonaca e a Cenaero, já havia optado por soluções Bull.

A Serviware , subsidiária da Bull especializada em soluções de Computação de Alto Desempenho (HPC), é responsável pela instalação e manutenção do sistema bullx. Uma parte significativa dos cálculos agora é feita pelo menos três vezes mais rápido que antes. A Asco consegue fazer simulações antes impossíveis com o sistema que nós usávamos, como por exemplo, determinar o impacto de uma ave ao atingir os componentes de uma aeronave).

“Estamos muito orgulhosos que a Asco tenha confiado no nosso supercomputador bullx”, comentou Saskia Van Uffelen, principal executivo da Bull Bélgica. “Isso demonstra claramente que os nossos produtos atendem muito bem o setor aeroespacial, com crescente demanda por poder de processamento.”

A configuração atual do bullx compreende 4 CPUs (com 12GB de RAM e 2 discos externos de 300GB) para cuidar dos cálculos, além de 16 CPUs (com 48GB de RAM e 256GB de armazenamento SSD e 5 discos SSD de 256GB cada). O sistema roda em RedHat Linux.

“Agora temos poder de processamento suficiente, mas se quisermos poderemos aumentar esse poder facilmente no caso de expansão da nossa equipe de engenheiros”, finaliza Marc Mineur.

A Asco, fundada em 1954, é uma reconhecida empresa de alta tecnologia, especializada no projeto, desenvolvimento, manufatura de precisão, tratamento térmico e de superfície e entre de subcomponentes para produtos aeronáuticos sofisticados. É líder no desenho e produção de dispositivos de hipersustentação, componentes de trem de pouso e de motores.

Seu escritório e sede de operações na Bélgica ficam em Zaventem. A empresa também tem duas fábricas subsidiárias, uma na Alemanha e outra no Canadá e três escritórios, no Brasil, na França e nos Estados Unidos. Recentemente a Asco adquiriu uma fábrica em Oklahoma, nos Estados Unidos, que será reestruturada nos próximos anos.

O grupo Asco emprega 1,250 pessoas. Sua base de clientes do setor aeroespacial inclui os principais fabricantes de aeronaves, assim como os principais nomes do mercado. [www.asco.be].

A Bull é líder em sistemas digitais críticos e seguros. O Grupo dedica-se ao desenvolvimento e implantação de soluções onde o poder a segurança dos computadores têm como objetivo otimizar os sistemas de informação dos clientes e suportar seus negócios.

A Bull está presente em mercados de alto valor agregado como o de simulação por computador, computação em nuvem, “usinas de computação”, terceirização e segurança.

Atualmente a Bull emprega cerca de nove mil pessoas em mais de 50 países, contando com uma equipe de mais de 700 pessoas voltadas apenas para pesquisa e desenvolvimento. No ano de 2011, a receita da Bull foi de €1,3 bilhão. [http://www.bull.com] e redes sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira