Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2012 - 07:59

Diga não às úlceras por pressão

Dia 16 de dezembro (domingo), às 9 horas, a SobenfeE – Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética – realizará na Praia de Copacabana, Caminhada como parte da Campanha “Diga não às úlceras por pressão”, problema que causa a morte de milhões de pessoas todos os anos.

O objetivo principal da Campanha é alertar os profissionais e pessoas leigas para a gravidade desse tipo de lesão, que já é considerada problema de Saúde Pública, pois afeta pessoas em diversos cenários, provocando, muitas vezes, internação hospitalar desnecessária, ocasionando dor, sofrimento e até a morte, quando pode ser prevenida com ações relativamente simples e de baixo custo.

O que são úlceras por pressão-Considera-se a úlcera por pressão, conhecida popularmente como escara, uma lesão localizada na pele e/ou no tecido ou estrutura subjacente, geralmente sobre uma proeminência óssea, resultante de pressão que causa feridas que podem, na maioria das vezes, ser prevenidas. Existem alguns fatores que contribuem para a formação da úlcera por pressão, entre eles o aumento da pressão na proeminência óssea, diminuição da mobilidade do paciente, percepção sensorial, excesso de umidade, fricção que é a força de duas superfícies deslizando uma sobre a outra, resultando em abrasão ou queimaduras, podendo formar bolhas. No caso de pacientes que são incapazes de se reposicionarem sem ajuda, isso se torna um fator agravante devido à permanência na mesma posição com pressão constante. Muitos pacientes usam fraldas e o fator umidade e a fragilidade da pele sob pressão aceleram a possibilidade de afetar a integridade da pele. O cisalhamento é a ação da gravidade e fricção. Como o paciente é mantido em posição sentada no leito e o dorso escorrega para baixo, assim a pele sobre a região sacral permanece estática devido à fricção ao leito. Há a obliteração dos vasos e isquemia.

Na prática profissional em internação domiciliar tem sido possível observar que muitos idosos apresentam úlcera por pressão. Em alguns deles, as úlceras são profundas, chegando a atingir músculos, ossos, cavidades e articulações, sendo a causa da sua hospitalização, para o tratamento das complicações. O tratamento, nestes casos, envolve, entre outros, antibioticoterapia venosa, retirada de tecidos afetados e enxertos. Acomete idosos, que, muitas vezes, apresentam outras comorbidades, tais como diabetes e hipertensão, fatores agravantes para o risco de desenvolver a lesão. O problema causa diminuição da auto-estima assim como afeta a qualidade de vida, pois certamente torna o indivíduo dependente e improdutivo.

Como se prevenir das úlceras por pressão-A avaliação da integridade da pele no momento da admissão hospitalar, e diariamente, mesmo no domicílio, é uma das principais medidas preventivas, uma vez que há o monitoramento desde o início da hospitalização, podendo imediatamente implantar ações que evitarão futuras lesões. Como medidas preventivas, apontadas na literatura atual, tomando como base a utilização das escalas de avaliação e predição de risco, são recomendadas superfícies de alívio de pressão, como colchões especiais, almofadas e coxins que têm sido relatados como importantes adjuvantes na prevenção das úlceras por pressão. A mudança de posição freqüente do paciente é uma medida fácil e eficaz. O cuidado com a pele, como a higiene e limpeza nas trocas de fralda, deve ser feito com freqüência, que não permita maceração da pele pelo excesso de umidade, o que favorece a ruptura da mesma. O uso de hidratantes, pomadas e óleos prevenindo o ressecamento da pele, também são uma valiosa ajuda. É importante ressaltar uma avaliação nutricional, pois são vários os fatores que ajudam a manter a integridade da pele. A educação permanente de cuidadores e familiares é muito importante, visto que a expectativa de vida vem aumentando o que torna fundamental o desenvolvimento de políticas públicas disseminando informações, com vistas à prevenção do problema.

.[Caminhada “Diga não às úlceras por pressão”, dia 16 de dezembro (domingo), às 9 horas, naPraia de Copacabana – em frente à Rua Sá Ferreira.No local de partida da caminhada serão montadas 3 tendas que prestarão serviços de informações sobre nutrição e atividades físicas, integrativa, aferição da pressão arterial e esclarecimentos sobre as úlceras de pressão].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira