Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2012 - 08:09

O tesouro escondido de Monteiro Lobato

Nova edição de O garimpeiro do rio das Garças resgata um livro raro de Lobato, pouco conhecido até mesmo entre os leitores mais assíduos de sua obra infantil.

Na década de 1920, aventureiros de todo o Brasil rumaram para a remota região do rio das Garças, no Mato Grosso, atrás do sonho de fazer fortuna no garimpo de diamantes e ouro. Inspirado nesse fato, Monteiro Lobato escreveu O garimpeiro do rio das Garças, livro infantil que permanece desconhecido do grande público e foi editado pela última vez em 1993, há quase 20 anos. A nova edição lançada pela Globinho resgata essa preciosidade da bibliografia do pai da literatura infantojuvenil brasileira. Com linguagem coloquial e elegante, em tom de fábula recheada de humor, a trama acompanha o matuto João Nariz, que vende tudo o que possui e parte para o Mato Grosso disposto a fazer fortuna. A seu favor, apenas um olfato poderoso, que João treina para farejar diamantes, além da companhia do fiel cãozinho Joli. Na luta para mudar seu destino, o garimpeiro precisa enfrentar uma série de desafios – entre os quais, o embate com dois cangaceiros que sonham em se tornar condes.

Na primeira edição desse livro, a obra, que não tem vinculação com o Sitio do Picapau Amarelo, se assemelhava a uma história em quadrinhos e apresentava ilustrações do artista alemão Kurt Wiese. Não se sabe se Lobato escreveu a história a partir dos desenhos, se Wiese ilustrou a partir do texto, ou se texto e imagem se desenvolveram simultaneamente. A nova edição de O garimpeiro do rio das Garças traz ilustrações de Guazzelli, que conferem brilho renovado à história de João Nariz. Com texto de orelha de Marisa Lajolo e prefácio de Cilza Carla Bignotto, este lançamento busca recuperar o lirismo e o humor que a obra anunciava em 1924.

O autor-José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, em 18 de abril de 1882 e faleceu em São Paulo, em 4 de julho de 1948. Um dos mais influentes escritores brasileiros do século 20, Monteiro Lobato foi editor de livros, contista, ensaísta, tradutor e o grande precursor da literatura infantil no país. Metade de sua obra, publicada com exclusividade pela Globinho – que inclui a clássica série de livros com os personagens do Sitio do Picapau Amarelo – foi escrita para as crianças.

O ilustrador-Eloar Guazzelli Filho é ilustrador, artista plástico e dedica boa parte de seu trabalho às histórias em quadrinhos. Nasceu em 1962, em Vacaria, Rio Grande do Sul, e mora na cidade de São Paulo desde o final de 1999. Mestre em Comunicação pela ECA-USP, obteve premiações em festivais de cinema e de humor no Brasil e no exterior. Ministra aulas de ilustração no Istituto Europeo di Design, em São Paulo, e há 26 anos trabalha como diretor de cinema para filmes de animação.

Título: O garimpeiro do rio das Garças | Autor: Monteiro Lobato | Ilustrador: Eloar Guazzelli Filho | Gênero: infantil | 64 Páginas | Formato: 17,5 x 23 cm | Indicação: a partir de 7 anos | Preço: R$ 32,00 | ISBN: 978-85-250-5308-4 | Editora: Globinho.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira