Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Expo Brasil mostra Comitê Comunitário da Cidade de Deus como iniciativa de sucesso

Salvador - O Comitê Comunitário da Cidade de Deus, criado em 2003 a partir da união de 15 movimentos comunitários, é uma das 40 iniciativas de sucesso de regiões carentes do país que estão sendo apresentadas na 5ª Expo Brasil Desenvolvimento Local, em Salvador.

Com o princípio básico de serem protagonistas de seu próprio desenvolvimento, 45 moradores da Cidade de Deus, inclusive crianças, encararam 31 horas de viagem de ônibus e estão na capital baiana para compartilhar suas experiências.

Desde a fundação, o Comitê Comunitário vem desenvolvendo iniciativas que têm chamado a atenção, como a criação da logomarca “Cidade de Deus”, famosa desde o lançamento do filme com o mesmo nome, dirigido por Fernando Meirelles, em 2002.

A marca está sendo associada a produtos como camisetas e bonés, que serão comercializados nos Jogos Pan-Americanos, no ano que vem no Rio de Janeiro. O dinheiro arrecadado será revertido para obras sociais no bairro, como o combate ao analfabetismo e a geração de emprego.

Outra ação de destaque foi a parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), que vai permitir a construção de 618 casas na localidade para atender aos sem-teto. A comunidade é que irá decidir sobre a construção das casas e a gestão do projeto, ou seja, o Comitê é o protagonista do modelo e o governo entra como parceiro na iniciativa.

Outras iniciativas são a inclusão de jovens em atividades de economia solidária; TV de Rua; Jornal Comunitário; Rádio Comunitária; Página Eletrônica na Internet; etc.| Por: José Carlos Mattedi/AB

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira