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13/12/2012 - 06:33

Marcas próprias das redes varejistas assumem seu espaço no carrinho de compras do brasileiro

Estudo da Kantar Worldpanel aponta que, atualmente, a decisão de compra de um produto de marca própria está baseado na qualidade e não no preço.

Marcas próprias das grandes redes varejistas ocupam cada vez mais seu espaço dentro dos lares brasileiros. Em 2012, 52% das famílias colocaram ao menos um produto de marca própria em suas despensas. O estudo da Kantar Worldpanel mostra que atualmente estes produtos são relacionados à qualidade e não ao preço baixo. A confirmação disso é nítida ao observarmos a penetração nas classes sociais, já que 60% dos lares com melhor poder aquisitivo, classes A e B, adquiriram algum item dessa linha, em 2012, uma presença maior no que nas classes C, que registrou 52%, e D e E, com 49%.

“Os produtos de marcas próprias já não são mais relacionados a preço baixo devido a baixa qualidade, hoje 84% dos consumidores desse tipo de produto justificam sua escolha considerando serem itens de boa qualidade”, comenta Christine Pereira, Diretora Comercial da Kantar Worldpanel. “74% da amostra também considera o preço na hora de fazer sua escolha, contudo, sua busca é o preço mais acessível para produtos de valor agregado, ou seja, não existe mais a interpretação de que o preço inferior significa qualidade inferior”, explica a executiva.

Apesar de uma penetração mais alta, o dinheiro gasto para compra de marcas próprias nas classes AB e C é o mesmo, os dois grupos investem 40% de seus gastos com bens não duráveis nesse tipo de produto. Já a classe DE investe apenas 20% para esse consumo.

O estudo também detalhou em quais categorias de produtos as classes colocam em seu carrinho durante as compras. No quadro abaixo podemos comparar as dez primeiras de cada classe social.

Perfil do consumidor das marcas próprias - Dentre os consumidores das marcas próprias se destacam aqueles que classificam como “experimentadores” e os “observadores/analíticos”, que representam, respectivamente, 28% e 21% desse universo. São pessoas que estão abertas a experimentar marcas diferentes e novidades. Quando nosso foco é o perfil do lar, as donas de casa acima dos 50 anos e as famílias com filhos adultos se destacam nesse público consumidor.

O Estudo também destaca aqueles não consomem em nenhum momento esse tipo de produto. Quem mais se destaca são aqueles consumidores que se identificam com “apressados”, que representam 27% do grupo que nunca coloca em seu carrinho as marcas próprias. Nas famílias, observamos que o principal perfil que estes itens ainda não atingem são as donas de casa de até 29 anos e os lares independentes, como casais sem filhos.

Além disso, um ponto importante do estudo da Kantar Worldpanel é mostrar que o consumidor das marcas próprias ainda não é fiel ao produto, 32% desse grupo afirma comprar raramente esse tipo de produto, um aumento de 3 pontos percentuais quando comparado à 2011. Apenas 7% afirmam que compram sempre, uma queda de 1 ponto percentual, já que, em 2011, 8% se manifestavam constantes. Por outro lado, o saldo positivo está dentre as pessoas que afirmam nunca comprarem marcas próprias, que vem caindo: em 2012 são 36%, em 2011 eram 39% e em 2010 totalizavam 47%, uma diferença de 11 pontos percentuais em dois anos.

“Os motivos apresentados pelo grupo que afirma nunca comprar marcas próprias nos fornece um mapa das possibilidades de desenvolvimento da categoria no país”, explica Christine Pereira, Diretora Comercial da Kantar Worldpanel. “Por exemplo, 62% deles relatam não encontrar esse tipo de produto nos pontos de venda onde fazem suas compras, o que significa que ser um não consumidor não é uma opção dele”, completa.

Perfil da Kantar Worldpanel - Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento do consumidor, através de painéis de consumo contínuos. High Definition Inspiration ™ combina análises avançadas e soluções customizadas em pesquisa de mercado oferecendo insights com nitidez e clareza, tanto no quadro geral quanto nos pequenos detalhes que resultam em ações bem-sucedidas por seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram o que usam e as atitudes por trás de seus comportamentos de compra se tornou moeda corrente no mercado para os proprietários de marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.

Com mais de 40 anos de experiência, formada por uma equipe com mais de 3.000 funcionários, e serviços que cobrem mais de 50 países, diretamente ou através de parceiros, Kantar Worldpanel apresenta High Definition Inspiration™ em campos tão diversos como o largo consumo, produtos por impulso, de bebês, de telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros.

Perfil da Kantar - Kantar é uma das maiores empresas do mundo de investigação, informação, e consultoria. Através da combinação do talento das suas 13 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights orientado a ações efetivas e inspiração para a comunidade empresarial mundial. Seus 26.500 colaboradores trabalham em 95 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes insights de negócios a cada ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. | www.kantar.com | www.kantarworldpanel.com/br

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