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13/12/2012 - 07:08

Despachante: de 1809 ao mundo 2.0

Os primeiros registros históricos da atividade de despachante remetem à formação dos Estados e nações européias, durante os séculos XV e XVI. No Brasil, em 7 de junho de 1809, um Decreto assinado pelo Príncipe Regente, dom João, criou o “Ofício de Despachante”. Desde esse período até os tempos atuais, pouca coisa mudou no setor.

O interessado em regularizar qualquer tipo de documento tem que se deslocar até o despachante para contratar o serviço; voltar para entregar a documentação e as cópias necessárias e, no fim, retornar mais uma vez para reaver a documentação solicitada. Tudo isso, em horário comercial, ou seja, tendo que perder horas preciosas de seu expediente para “resolver problemas pessoais”.

Para otimizar tempo e evitar o ir e vir em despachantes e Detran, a maioria das pessoas, quando adquirem um carro, por exemplo, já fazem toda a documentação pela própria concessionária. O que pouca gente sabe é que o custo com o despachante já está embutido no preço do automóvel vendido, rendendo lucro tanto para o despachante, como para a concessionária. Ou seja, paga-se mais em troca de uma comodidade, muitas vezes vendida como cortesia.

Diante de tamanhas desvantagens, é necessário aproveitar os meios já existentes para tornar este serviço mais prático e ágil; e a internet pode ser o canal, uma vez que reúne uma infinidade de opções de produtos e serviços. Dados do Google Think Auto revelam que 90% das pessoas recorrem à internet antes de adquirir um carro, enquanto 70% buscam informações sobre lojas e vendedores. Assim, porque não “migrar” o serviço de Despachante para a internet?

Com a ajuda da internet – e de todas as vantagens que ela oferece, como comodidade, rapidez e tecnologia avançada – muitas ações podem ser feitas sem a necessidade de deslocamento do proprietário do veículo, como é o caso de orçamento, de saber quais documentos são necessários para realizar determinado tipo de serviço ou até o pagamento.

Assim como em outros serviços, o trâmite de levar ou buscar a documentação original pode ser realizado por portadores que contribuem para deixar o processo mais rápido. Além disso, com o uso da internet para a realização dos serviços de despachante é possível obter uma redução nos custos, já que se extinguem possíveis intermediários.

No advento da internet, em que as pessoas utilizam e precisam da rede para agilizar compras, contratação de serviços e soluções de problemas, já era hora de inovar a atividade de despachante, fazendo-a sair de 1809 e a colocando na era 2.0.

.Por: Marcelo Germano, fundador e diretor do site Despachante.com | Lançado em novembro de 2012, o Despachante.com é o primeiro serviço de despachante online do Brasil. Idealizado pela Lumma Despachante, o objetivo é facilitar o processo de documentação de veículos novos, usados e seminovos. O site permite que clientes, inicialmente da cidade de São Paulo, tenham acesso a procedimentos ágeis, práticos e seguros via internet. Com prazo de finalização da operação estimado em três dias úteis, o Despachante.com também oferece um custo reduzido quando comparado ao valor cobrado pelos tradicionais serviços de despachante. [www.despachante.com].

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