Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2007 - 09:25

Medicina Nuclear na avaliação da Hipertensão Renovascular

Palestra gratuita para médicos, 29 de outubro, 20 horas, São Paulo.

A hipertensão arterial é uma das doenças mais prevalentes do mundo, atingindo cerca de 30 milhões de pessoas no Brasil. Em 4% desses pacientes, a doença é causada pela hipertensão renovascular, que consiste no estreitamento da artéria que leva o sangue ao rim, a artéria renal, podendo provocar elevação da pressão arterial.

A hipertensão renovascular pode ser tratada de forma eficiente e até curada. Quanto mais cedo for diagnosticada, melhor. A introdução de novas técnicas de diagnóstico por imagem tem permitido detectar esta doença e estabelecer um prognóstico quanto aos resultados do tratamento clínico ou cirúrgico.

Uma forma de estabelecer o diagnóstico da hipertensão renovascular é através da realização da Cintilografia Renal Dinâmica com Teste do Captopril, exame de medicina nuclear, que tem por fundamento as alterações funcionais que ocorrem no rim quando um estreitamento (estenose) significativo da artéria renal está presente.

Esse estreitamento leva à diminuição do fluxo sanguíneo ao rim e conseqüente redução de sua capacidade de filtração. O rim passa a lançar mão de mecanismos de compensação para evitar essa queda. O efeito que o medicamento, usado no exame, produz no rim doente é justamente o de desfazer esse mecanismo de compensação, deixando que a função de filtração caia. A cintilografia demonstra esse efeito através de imagens, gráficos e índices numéricos.

A realização do exame é simples. Administra-se o medicamento ao paciente e, após 60 minutos, administra-se, na veia do braço, um radiofármaco (uma pequena quantidade de um elemento radioativo associado à um produto com afinidade aos rins), o que permiti a visualização dos rins em funcionamento.

Frente a prevalência desta doença e à importância do diagnóstico, no dia 29 de Outubro de 2007, às 20 horas, no hotel Golden Tulip Paulista Plaza (Al. Santos, 85), em São Paulo (SP), a Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear (SBBMN) realizará a palestra gratuita Medicina Nuclear na Avaliação da Hipertensão Renovascular.

Dirigida a médicos e profissionais da saúde, a palestra será ministrada pelo Dr. José Nery Praxedes, Prof. Dr. da Disciplina de Nefrologia da FMUSP, e pela Dra. Anna Alice Rolim Chaves, médica nuclear da Digimagem e pós-graduanda do Departamento de Radiologia da FMUSP.

A palestra é gratuita e as vagas, limitadas. Para fazer a inscrição é preciso telefonar para (11) 3262-5438, ou enviar e-mail para [email protected].

Medicina Nuclear na Avaliação da Hipertensão Renovascular, dia 29 de outubro de 2007, às 20 horas, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza (Al. Santos, 85). Palestrantes: Dr. José Nery Praxedes, Prof. Dr. da Disciplina de Nefrologia da FMUSP, Dra. Anna Alice Rolim Chaves, médica nuclear da Digimagem e pós-graduanda do Departamento de Radiologia da FMUSP. | Informações pelo telefone: (11) 3262-5438 e e-mail [email protected] | * Inscrições gratuitas e vagas limitadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira