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13/12/2012 - 07:17

Publicitário dá dicas de como construir uma marca de sucesso no agronegócio

São Paulo - Alavancar uma empresa pouco conhecida ou criar uma marca em qualquer ramo de atividade é uma tarefa que necessita de muito estudo, pesquisa e criatividade por parte dos empreendedores. Essa máxima também vale para as agências de publicidade. Uma vez contratado para prestar serviços, um time de publicitários entra em cena, primeiramente, com objetivo de pesquisar o ramo de atuação e o mercado em que o cliente está inserido. Após todo o mapeamento, os criativos dão vida aos conceitos da campanha com a intenção de aproximar a empresa de seu público alvo.

No agronegócio essa linha de raciocínio é seguida a risca, mas outros fatores são importantes para as empresas conquistarem relevância no meio. Segundo Danilo Fratangelo, diretor de planejamento da Arteria Comunicação - agência especializada do setor e também no mercado health care - o principal entrave é baseado no fato de diversos agricultores e produtores rurais terem a cultura de confiar em companhias com longo tempo de atuação e que ao mesmo tempo iniciaram operação na mesma época em que decidiram utilizar a terra para seu sustento. “Em muitos casos, a ligação é mais emocional do que racional, já que ainda hoje diversos produtores preferem comprar produtos da marca em que utilizou a vida inteira, sem ao menos comparar se a eficiência e produtividade continuam mais rentáveis em relação à concorrência”, complementa.

Para propiciar uma melhor comunicação entre empresas e cadeia de produtores, Fratangelo criou o projeto Agroway, plataforma da agência que tem como objetivo delinear de forma coerente as inserções publicitárias das empresas ligadas ao agronegócio. O executivo aponta cinco pilares fundamentais para as marcas conquistarem de vez os agricultores e criadores. São eles:

1- Proporcione experimentação – Assim como nos demais mercados, o fator ‘ver para crer’ também é vital no agronegócio, pois o mercado constantemente possui inovações e novas tecnologias. A segurança da escolha entre uma marca e outra passa pela experimentação. “Invista no ritual, na experiência mágica que sua marca proporciona aos clientes no dia a dia e certamente o seu retorno será maior”, explica Danilo.

2- Esteja presente na vida do cliente – Muitas pessoas tem uma marca de perfume ou de roupa que não abre mão há muitos anos. Isso acontece porque os consumidores mantém um envolvimento emocional elevado com o produto, além de saberem que as empresas a qualquer momento estão abertas a aperfeiçoar a qualidade de seu portfolio, deixando-os renovados com a tendência atual. No agronegócio, o mesmo fenômeno tem de acontecer. Um grande fator de decisão no setor é a empatia do cliente com a marca e o relacionamento que esta tem com ele durante sua história de vida. “Faça da sua marca uma amiga do cliente, seja relevante nos diferentes pontos de contato e certamente a sua empresa será lembrada na hora da escolha”, conclui o executivo.

3- Conheça os diferentes perfis de clientes – Se você é um empresário ou diretor de marketing/vendas da área já deve ter se deparado em um evento com os diferentes tipos de perfis de clientes. Exemplo: o conservador criador de gado leiteiro; o filho que assumiu os negócios de soja da família no Sul; o engenheiro técnico que toca os investimentos de um grande empresário da capital; o gerente da fazenda que tem sua caminhonete do ano e gosta de música sertaneja, o executivo de multinacional que mora no interior, etc. Enfim, são pessoas das mais variadas origens, estilos de vida e perfis. Para falar com cada um deles, uma marca deve se desdobrar em várias mensagens específicas para atender e se fazer percebida por cada cliente. “Nesse caso, o ideal é que a empresa escolha um canal e uma mensagem para falar com cada tipo de público. Sem dúvida, a comunicação será mais certeira”, avalia.

4- Respire o dia-a-dia do setor – O agronegócio é um dos mercados mais sensíveis aos fatores externos. A bolsa de valores; a cotação da saca de soja e milho na China; o clima; a política internacional, enfim, todos esses fatores e alguns outros interferem no mercado global. Por isso, uma marca que queira ter sucesso e vendas deve estar atenta ao dia a dia da cadeia. “Imagine se você fosse de uma montadora de caminhões e sua estratégia de marketing e comunicação não utilizasse o gancho do IPI reduzido para vender mais neste final de ano? Atualize-se sobre o dia a dia da cadeia. Informação nunca é demais”, afirma Fratangelo.

5- Pense globalmente e execute localmente – “Este parece um item fácil, mas não é quando falamos de um país com área continental como o Brasil, no qual 100 km podem separar uma mudança de cultura (soja, milho, cana) e cultural na forma de agir e pensar da população”, argumenta o criador do Agroway. Uma marca de sucesso no agronegócio deve conhecer o interior do Brasil, os lugares mais exóticos. Às vezes uma cidadezinha com 45 mil habitantes e seu entorno será 95% do seu faturamento. “Portanto, fale de perto, faça parcerias com revendas e ações pontuais com agricultores”, complementa.

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