Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2007 - 09:25

Tratamento para câncer de pulmão representa economia de 37% para fontes pagadoras no Brasil

Os resultados do estudo brasileiro serão apresentados durante o Congresso Mundial de Farmacoeconomia, em Dublin, Irlanda.

Um novo tratamento para câncer de pulmão, Tarceva (Erlotinibe), aprovado em janeiro deste ano no Brasil, é destaque no Congresso Mundial de Farmacoeconomia, realizado essa semana, em Dublin, Irlanda. Um estudo realizado no Brasil demonstra que o medicamento proporciona uma economia de 37% às fontes pagadoras, quando comparado aos tratamentos existentes, podendo chegar, em alguns casos, a 66% se comparado ao tratamento de maior custo.

A Farmacoeconomia é uma ferramenta que permite a análise da custo-efetividade dos medicamentos para as fontes pagadoras (governo / planos de saúde / população em geral). Os estudos levam em consideração tanto a eficácia do tratamento adotado (ex.:aumento na sobrevida do paciente) como os custos do tratamento.

O estudo, conduzido pelo Laboratório Roche, demonstra que por se tratar de uma medicação oral, Tarceva representa uma grande economia para as fontes pagadoras, já que reduz o número de leitos ocupados em hospitais, custos com idas para infusão do medicamento e custos do manejo de eventos adversos, comuns em tratamentos de câncer. O custo total do tratamento dos pacientes com câncer de pulmão que utilizam Tarceva (Erlotinibe) é 28% menor quando comparado ao menor custo total entre os dois tratamentos existentes.

Além de proporcionar uma economia ao tratamento final, os resultados mostram que o medicamento oferece um aumento de 42,5% na sobrevida dos pacientes.

Tarceva (Erlotinibe) é uma molécula pequena desenvolvida para inibir especificamente a atividade de uma enzima dentro da célula e bloquear o crescimento do câncer.

O câncer de pulmão é o que mais acomete pessoas em todo o mundo, com 1,3 milhão de novos casos diagnosticados a cada ano. Para se ter uma idéia, a cada 30 segundos morre uma pessoa vítima da doença no mundo. No Brasil, segundo dados do INCa – Instituto Nacional do Câncer, mais de 27 mil novos casos foram diagnosticados em 2006.

Benefícios - O medicamento apresenta uma eficácia comparável à da quimioterapia, porém com maior tolerabilidade e sem comprometer a qualidade de vida do paciente. Além disso, possui a facilidade da administração oral. Com Tarceva é possível minimizar os penosos efeitos colaterais normalmente relacionados à quimioterapia, como náusea, vômito, perda de cabelo e neuropatia (afecção do sistema nervoso periférico).

Perfil da Roche - Sediada na Basiléia, Suíça, a Roche é uma das empresas mundiais líderes na área de saúde, tendo o foco centrado em pesquisa nas áreas de produtos farmacêuticos e de diagnósticos. Como uma das empresas líderes em biotecnologia e fornecedor de produtos e serviços para a detecção precoce, prevenção, diagnose e tratamento de doenças, o Grupo Roche contribui de forma ampla à melhoria das condições de saúde e qualidade de vida das pessoas.

A Roche é a líder mundial no mercado de diagnósticos, assim como a principal fornecedora de produtos farmacêuticos para câncer e transplante. É também líder de mercado em virologia e em outras áreas terapêuticas como doenças auto-imunes, inflamação, metabólicos e sistema nervoso central.

A Roche conta com uma equipe de cerca de 75.000 funcionários em mais de 150 países e possui alianças e parcerias estratégicas na área de Pesquisa & Desenvolvimento com várias empresas, incluindo uma participação acionista majoritária na empresas Genentech e Chugai e investe anualmente cerca de sete bilhões de francos suíços em P&D.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira