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14/12/2012 - 08:07

Inovação ou Inovação? Eis a questão


Inovação é um conceito usado de maneira corriqueira e que se tornou a palavra da moda atualmente. Em palestra durante o Fórum HSM Novas Fronteiras da Gestão, em agosto desse ano, o cientista chefe da IBM do Brasil, Fábio Gandour, que palestrou sobre como transformar a inovação em algo prático e efetivo, contou que em visita ao hipermercado que freqüenta, parou com curiosidade na sessão de shampoos.

Um dos produtos chamou sua atenção pelo apelo “original”: “aqui contém muito mais inovação”. O espanto do cientista que é membro da Academia de Ciências de Nova York e da Academia IBM de Tecnologia, foi de que a inovação tornou-se um “pozinho mágico”, um ingrediente especial na composição de um produto. Para Gandour, os homens de marketing sabem o impacto da palavra inovação e usam esse recurso para vender de carros a cosméticos.

Etimologicamente inovação significa novidade ou renovação de uma ideia, método ou objeto criado e que pouco se parece com os padrões anteriores. Nos dias de hoje, ela é utilizada no contexto de invenções ligadas, principalmente, a economia. Em outras palavras é a invenção que encontrou uma utilidade prática e demanda de mercado.

No mundo corporativo, a necessidade de inovar se tornou palavra de ordem. Uma das formas de superar a concorrência e ter sucesso dos negócios é buscar o diferencial. Quando a empresa não trabalha com algo exclusivo, a maneira de driblar a situação é dar ao cliente um motivo para escolher quem oferece a solução mais inovadora.

Na CIAGROUP, agência com 21 anos de atuação no segmento, criamos o cargo de vice-presidente de inovação e que tem entre suas atribuições pensar o trabalho com um olhar para “fora da caixa”.

Além disso, criarmos um cenário que estimula a participação de colaboradores no processo de decisão e incentiva o compartilhamento de informações e a pró-atividade, além do uso eficiente dos meios tecnológicos.

A preocupação com esta visão é muito importante em qualquer trabalho, pois sem este direcionamento a empresa está fadada a desaparecer. Ram Charan, conceituado consultor internacional, em um encontro que participei disse que precisamos estar atentos ao que acontece, muda e é novo. Será que as empresas estão atentas as grandes mudanças tecnológicas que estão acontecendo?

Outra inovação que acontece neste momento é a mudança no comportamento na compra das pessoas. Atualmente ele acontece quando o consumidor decide adquirir um produto e, então, começa um processo de busca na internet. Eles aprendem sobre o produto ou serviço por meio dos resultados das pesquisas, análises de outros usuários, classificações, textos de anúncios, imagens, manchetes, vídeos e até o bom e velho site oficial da marca.

O consumidor se informa, avalia, compara para só então, decidir o que consumir. A pré-compra se tornou uma parte importante do comportamento de boa parte da população. No mundo contemporâneo, as pessoas se envolvem na descoberta e apuração de algo, antes de consumir até mesmo itens cotidianos. É a maneira como as pessoas compram hoje.

Jim Lecinski, diretor geral de vendas e services do Google nos Estados Unidos, que atua há 20 anos com marketing integrado, conta que centenas de milhões de vezes por dia o marketing acontece no momento em que a pessoa pega seu laptop, celular ou qualquer outro dispositivo para se conectar a web e começa a se informar sobre um produto ou serviço que se está pensando em experimentar ou adquirir Eles chamam isso de ZMOT, o momento zero da verdade.

Estudos recentes da empresa dão conta que 70% dos americanos dizem ler análises de produtos, antes de fazer uma compra. 79% usa smartphone para ajudar no processo e 83% das mães norte-americanas, por exemplo, dizem realizar pesquisas online depois de assistir comerciais de TVs de produtos que interessam a elas.

Larry Hirst, um dos antigos presidentes da IBM, dizia que invenção é transformar dinheiro em ideias, inovação é transformar ideias em dinheiro. Esse caráter de concretizar é que gera criação de valor para uma empresa. Inovação não é fazer algo que ninguém nunca fez. É, muitas vezes, fazer o que todo mundo faz, só que um jeito diferente.

. Por: Sandro Ari Pinto, vice-presidente de comunicação e estratégia da CIAGROUP.

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