Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/12/2012 - 08:09

Compras pela Internet facilitam, mas exigem cuidados e pesquisa de preços

O Natal está cada dia mais próximo e falta comprar um monte de presentes da sua lista. Você desanima só em pensar nas lojas lotadas, na falta de vagas para estacionar e nas filas gigantescas... E justamente para evitar todo esse estresse, um número cada vez maior de pessoas tem optado pelas compras pela Internet.

Além da facilidade, de receber em casa e da economia de tempo, o comércio eletrônico apresenta diversas vantagens em relação às lojas físicas. Contudo, é preciso observar alguns cuidados para evitar que os benefícios se transformem em sérias dores de cabeça.

Veja abaixo algumas dicas para aproveitar ao máximo essa modalidade de compras:

1. Pesquise bastante! Os preços podem variar muito de uma empresa para outra. Recentemente, vi um livro anunciado por R$ 100 e que estava sendo vendido por R$ 60 em outro site. Com essa economia de 40%, dá para comprar muita coisa. Procure a melhor oferta utilizando um serviço de pesquisa como o Buscapé (www.buscape.com.br), BondFaro (www.bondfaro.com.br) ou Zoom (www.zoom.com.br), por exemplo, ou mesmo o Google. Mas desconfie sempre de preços muito baixos, principalmente quando anunciado por lojas desconhecidas.

2. Evite compras por impulso! A facilidade em realizar compras com apenas um clique do mouse pode ser perigosa para seu orçamento!

3. Previna aborrecimentos! Algumas empresas oferecem preços e condições atraentes, mas depois não entregam o produto ou não respondem às reclamações dos clientes. Evite isso pesquisando na lista do Procon do seu estado ou Procon-SP (www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_sitenaorecomendados.pdf) ou em outros sites de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br).

4. Fique esperto! Dê preferência aos sites de empresas bem conhecidas e que tenham também lojas físicas. O fato de uma loja virtual não informar um endereço para contato, ou se o pagamento tiver que ser feito por depósito em conta de pessoa física, já deve servir como um sinal de alerta.

5. Olho vivo! Existem algumas ofertas muito baratas, mas apresentadas por empresas localizadas fora do Brasil. Mesmo que os preços sejam competitivos, ao comprar em alguma loja virtual deste tipo o cliente assume todos os riscos de uma eventual apreensão da mercadoria ou de um atraso na entrega. Além disso, por estar situada em outro país, a empresa não está sujeita às leis brasileiras de proteção ao consumidor.

6. Valorize seu dinheiro! Ao concluir a compra, veja se a empresa oferece descontos para pagamento à vista ou no boleto bancário. Evite também parcelar o valor da compra no cartão de crédito, com juros.

7. Proteja seus dados! Quando utilizar o cartão de crédito para pagamento, verifique se seus dados estão sendo transmitidos por uma conexão segura: o endereço deverá começar por “https” e o desenho de um cadeado deverá ser exibido na parte inferior da janela de seu navegador.

8. Cuidado! Não use computadores de uso comum ou redes públicas para fazer suas compras pela internet. Seus dados pessoais e os de seu cartão de crédito podem estar em risco.

9. Conheça seus direitos! Comprando pela internet, você pode desistir da compra até sete dias da entrega do produto (direito ao arrependimento), recebendo de volta todos os valores pagos, inclusive o frete.

10. Previna-se! Guarde todos os comprovantes da compra, especialmente a mensagem enviada pela empresa com os dados de seu pedido e a previsão de entrega.

Conheça mais sobre o assunto consultando a cartilha Guia do Comércio Eletrônico (www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_guia_comercio_eletronico.pdf), elaborada pelo Procon SP.

E boas compras!

.Por: Newton Machado é Sócio-Diretor da Mais Ativos. Graduado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão do Desenvolvimento Regional Sustentável (UnB) e em Recursos Humanos (USP). Possui MBA pela Heriot-Watt University (Edinburgh, Escócia) e pós-graduação em Cultura Japonesa pela University of Sheffield (Inglaterra). |A Mais Ativos Educação Financeira apresentou-se ao mercado com experiência acumulada de mais de 20 anos, decorrentes das trajetórias e conhecimentos de seus sócios e colaboradores nas áreas de finanças, educação, pedagogia, psicologia e administração, com destaque para a educação financeira.

A empresa realiza palestras, desenvolve material institucional, publicações, atividades promocionais e comunitárias, oficinas, consultorias, desenvolvimento de projetos corporativos, além de outras atividades.

A Mais Ativos está preparada para desenvolver, assessorar e implementar projetos em diferentes níveis e portes. Atende empresas, instituições, escolas, cooperativas, entidades de classe, ONGs, órgãos governamentais e quaisquer organizações que queiram levar educação e orientação financeira a seus colaboradores, parceiros ou à comunidade em geral. [www.maisativos.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira