Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/12/2012 - 08:13

Perspectivas do agronegócio para 2013

Apesar de um ano difícil devido à crise econômica global e os consequentes reflexos no mercado interno, que provocaram a retração de demanda, podemos dizer que o agronegócio, mais uma vez, foi o destaque da economia brasileira. Segundo previsão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o faturamento bruto da agricultura atingirá R$ 225,3 bilhões, com expansão de 12,3% em comparação com 2011. Além disso, o IBGE destaca que a área cultivada no Brasil cresceu mais de 4% e chega a 68 milhões de hectares. Entre os produtos que mais se destacaram no aumento do valor da produção estão a soja, a cana-de-açúcar e o milho.

De olho neste cenário, que tende a continuar positivo e de valorização nos próximos anos, o Grupo Husqvarna, multinacional sueca líder mundial em equipamentos para o manejo de áreas verdes, tem se estruturado e trabalhado fortemente para capturar as boas oportunidades que estão por vir. Trata-se de uma tendência natural. Ampliando mercados e ganhos, os produtores passam a investir mais em tecnologias que garantam maior produtividade. Com a marca Husqvarna, é para este público que o grupo quer continuar oferecendo as melhores soluções em equipamentos como roçadeiras, sopradores, atomizadores, pulverizadores, motosserras e tratores de corte de grama.

Ainda pensando na marca Husqvarna, a área de reflorestamento é outra que permanece em alta e com boas perspectivas para 2013. De norte a sul do país, pequenos e médios produtores encontraram no reflorestamento e no plantio de novas florestas uma importante fonte de renda. Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas – ABRAF, houve um crescimento de 23% da área total de florestas plantadas de eucalipto e pinus no país, de 2005 a 2011, evoluindo de 5,294 milhões para 6,515 milhões de hectares, respectivamente. Por abastecer mercados importantes e diante dos incentivos públicos aos produtores, certamente este número deverá crescer consideravelmente nos próximos anos.

Outros setores, além do campo, também continuam sendo destaque em nossa estratégia de negócios para os produtos Husqvarna. O mercado profissional, formado por arquitetos, engenheiros, paisagistas, empreiteiros, entre outros especialistas do setor, é um deles.

Após a participação em feiras e eventos ao longo de 2012, foi possível constatar que também na jardinagem doméstica existe uma demanda muito grande e pouca oferta de produtos de qualidade, tecnologia, design e inovação. Por isso, além da marca Husqvarna, o grupo investirá também nas marcas Gardena e McCulloch, ampliando a participação, inclusive, no setor varejista. A Gardena dispõe de soluções para irrigação residencial, com sistemas e programadores automáticos, além de duchas, mangueiras, tesouras especiais e pequenas ferramentas de jardinagem. Já McCulloch é a marca que oferece ferramentas motorizadas para uso ocasional, como motosserras, aparadores de grama, roçadeiras, soprador, podador de cerca-viva, cortadores de grama e tratores de jardim.

Após um 2012 de investimentos em novas estratégias comerciais, relacionamento com clientes, revendedores e abertura de novos mercados, esperamos um novo ano de consolidação. Acreditamos na recuperação do mercado interno e estaremos preparados para colher as oportunidades que fortalecerão ainda mais o Grupo Husqvarna no Brasil.

.Por: Eloi Fernandes, Vice-Presidente para a América Latina do Grupo Husqvarna, líder mundial no fornecimento de equipamentos para o manejo de áreas verdes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira