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23/10/2007 - 09:39

Empresários brasileiros na K-2007

Instituto Italiano para o Comércio Exterior e Assocomaplast reúnem empresas brasileiras do maquinário do plástico e borracha e dão continuidade ao plano de aproximação comercial entre Brasil e Itália.

O setor de maquinário para a indústria do plástico brasileiro terá uma grande oportunidade de conquistar ainda mais espaço do outro lado mundo, quando no dia 26 de outubro, empresas brasileiras vão participar de um encontro no maior evento mundial do setor, a K-2007 - Feira Internacional da Indústria do Plástico e da Borracha, que acontece em Düsseldorf, na Alemanha. Empresas como Maqplas, Eletro-Forming, Piovan do Brasil, Rulli Standard, A.Carnevalli, Wittmann, vão se reunir no estande institucional da Assocomaplast - Associação Italiana dos Fabricantes de Máquinas e Moldes para Plásticos e Borrachas, entidade que colabora com a missão junto à coligada brasileira ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, para direcionar e viabilizar programas comerciais entre os dois países. No final de novembro, numa segunda etapa da missão, sob a coordenação do Instituto Italiano para o Comércio Exterior - ICE, uma delegação destes fabricantes, que se reuniram na K-2007, representantes e técnicos da ABIMAQ, visitam na Itália os potenciais parceiros para formalizar futuros acordos.

Inovação e Tecnologia - “Com estas iniciativas, o ICE e a Assocomaplast pretendem fortalecer a imagem do Brasil e de seus produtos na Itália, ampliando assim, as relações comerciais e a cooperação entre as empresas dos dois países”, explica o presidente da Assocomaplast, Riccardo Comerio. Para ele, é importante priorizar este intercâmbio, bem como focar em inovação e tecnologia. A perspectiva é o desenvolvimento de filiais ou joint-ventures de no mínimo vinte empresas italianas. Ele destaca que está cada vez mais difícil a oferta de tecnologia aos mercados mais distantes e a melhor forma é atendê-los localmente. “A aquisição da tecnologia italiana ocorrerá quando produzida in loco, nos países onde a sua aplicação seja melhor utilizada. Nossas indústrias devem se internacionalizar concretamente, vislumbramos reais possibilidades, em todo o mundo, com o apoio do ICE e do Ministério para o Comércio Internacional”, finaliza Comerio. E o setor de maquinário e acessórios para a indústria do plástico e da borracha é um bom exemplo deste dinamismo. No ano passado, o Brasil importou US$ 42,2 milhões, o segundo maior mercado comprador da Itália, superado pela Alemanha com US$ 99,7 milhões, e os EUA, no terceiro lugar, com US$ 36,4 milhões, mesmo ranking de 2005. Em 2006, exportamos cerca de US$ 1,0 milhão para a Itália, segundo dados da ABIMAQ.

Programa Extraordinário “Made in Italy” - O Brasil está sendo priorizado nas ações de promoção comercial com a Itália. Criar oportunidades que fomentem o aperfeiçoamento das relações entre os dois países é, inclusive, um dos alicerces do direcionamento estratégico da Assocomaplast e o ICE, dentro do Programa Extraordinário “Made in Italy” , que se iniciou em junho de 2006 (Forum Internacional Brasil-Itália) e termina em junho de 2008. O financiamento do Programa para o Brasil, proveniente de fundos públicos, destinado à promoção e internacionalização das empresas italianas no país, é de R$ 4 milhões, distribuído em iniciativas multi-setoriais como energia, ambiente, turismo, mecânica, têxtil, alimentar, cultural, casa e decoração.

Para Giovanni Sacchi, diretor do ICE-Brasil, além de importantes acordos comerciais, é preciso fortalecer o apoio às pequenas e médias empresas, incentivando parcerias entre as indústrias e estimulando a internacionalização. “São iniciativas que, além do aporte de capital, favorecem ao desenvolvimento de novos produtos e novos canais de distribuição, assistência técnica compartilhada, transferência de know-how, criação de novas áreas de competências etc, especialmente em setores onde enxergamos verdadeiras oportunidades, como o de maquinário do plástico, onde o Brasil ganha importância" finaliza o Sacchi.

ICE - Instituto Italiano para o Comércio Exterior - Instituição do Governo Italiano, ligada a seu Ministério do Comércio Internacional que, por meio de uma rede de 107 escritórios, espalhados em 84 países e outros 16 na Itália, promove os produtos, tecnologias e serviços italianos em todo o mundo, dando especial atenção aos interesses e necessidades das pequenas e médias empresas e de seus consórcios para exportação. Também trabalha no sentido de estimular o investimento direto italiano no exterior, bem como atrair investimentos estrangeiros para a Itália.

No Brasil, o ICE desenvolve intensas atividades promocionais, procurando identificar representantes e agentes comerciais e projetos de colaboração produtiva (transferências de tecnologia, concessão de licenças, joint-ventures etc), considerados objetivos prioritários em sua estratégia de ação sobre tal mercado.

Através do portal www.italtrade.com, oferece ao mundo empresarial informações sobre feiras comerciais italianas, participações de empresas italianas em eventos pelo mundo, panoramas sobre produtos e setores industriais italianos, propostas de colaboração comercial e tecnológica com empresas italianas e dicas sobre como investir na Itália.

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