Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/12/2012 - 09:52

Pesquisa sobre valor nutricional de silagens recebe menção honrosa

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizou, no dia 13 de dezembro (quinta-feira), a solenidade de entrega do Prêmio e do Grande Prêmio Capes de Tese 2012. O evento aconteceu na sede da Capes, em Brasília (DF) e foram inscritas 440 teses de doutorado defendidas em 2011. “Já estamos na sétima edição deste prêmio que representa um esforço da sociedade brasileira. Essas teses certamente serão publicadas nos melhores veículos do mundo, fato que nos faz ter orgulho da nossa pós-graduação. Estamos defendendo um patrimônio que permite os extraordinários avanços que a ciência brasileira tem feito nestes últimos 60 anos”, disse o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães.

Na ocasião, 44 trabalhos foram premiados. Outras 78 teses receberam menções honrosa, entre elas “Contribuição da fração volátil no valor nutricional de silagens”, de autoria de João Luiz Pratti Daniel, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciência Animal e Pastagens, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). “Silagens são fontes abundantes de compostos orgânicos voláteis. Durante o processo de secagem de amostras em estufas de ventilação forçada, grande parte destes compostos é perdida. Não se conhece, entretanto, a magnitude de participação destes produtos de fermentação no conteúdo energético de silagens e seus efeitos no desempenho de animais”, explica o autor da pesquisa.

A pesquisa teve orientação de Luiz Gustavo Nussio, do Departamento de Zootecnia (LZT) e dimensionou a contribuição da fração volátil no valor nutricional de silagens. Na prática, Daniel realizou quatro experimentos. No primeiro, avaliou os efeitos do etanol e do ácido lático no consumo de matéria seca (MS) e no processo de digestão de novilhos canulados alimentados com rações contendo silagem de milho. No segundo estudo, determinou os efeitos da fração volátil da silagem de cana-de-açúcar e da proporção de forragem no consumo de matéria seca e no processo de digestão de novilhos canulados. O terceiro ensaio foi delineado para verificar os efeitos do etanol na cinética de degradação ruminal in vitro. A inclusão de etanol nas doses 0, 5, 10, 15 ou 20% da MS diminuiu linearmente a degradação da cana-de-açúcar. No quarto experimento, avaliaram-se os efeitos do etanol e do ácido acético no desempenho de vacas leiteiras de alta produção. As vacas suplementadas com etanol produziram mais leite que àquelas alimentadas com as rações controle e ácido acético, por causa do maior consumo de MS. [www.esalq.usp.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira