Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2012 - 06:23

Professores da FACHA e CRV lançam livro sobre dependência química

Uma equipe de professores das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), lançará na próxima segunda-feira [17/12], às 19h, o livro Prisioneiros das Drogas: Segurança Pública, Saúde e Direitos Humanos no Brasil, publicado pela Editora CRV, de Curitiba. O coquetel de lançamento será realizado na Livraria Prefácio,em Botafogo.

O volume é um desdobramento da pesquisa desenvolvida no projeto Prisioneiros das Drogas apoiado pela Faperj e promovido pela FACHA. Os organizadores do livro são Oswaldo Munteal, Maria Paulina Gomes, Vivian Zampa, Eline Cavalcanti e Gabriel Gutierrez. Assinam também a obra coletiva, professores de diversas instituições de ensino e profissionais da área de segurança pública como: o delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Orlando Zaccone, o psiquiatra forense, Talvane de Moraes, e o Comandante da Academia da PMERJ, o coronel Íbis Silva Pereira.

Uma das etapas do projeto consistia na produção de um vídeo documentário, “Prisioneiros das Drogas - Os Impactos da Dependência Química na Juventude Brasileira”, que foi disponibilizado em diversas bibliotecas do Rio, acompanhado de uma cartilha educativa sobre o consumo de drogas. O material foi distribuído em postos de saúde, na rede pública de ensino e faculdades. Devido à direta ligação entre o vídeo e o livro, além do coquetel, será especialmente exibida a obra audiovisual no momento do lançamento. O evento terá entrada franca.

Sinopse-Os debates em torno da dependência química têm ocupado de forma recorrente espaços nos meios de comunicação, da academia e da gestão em Segurança Pública. Assaltos, agressões, sequestros e homicídios, na maioria das vezes se originam ou se relacionam ao tráfico de drogas.

Uma verdadeira questão social. Se por um lado o Estado brasileiro condena o consumo de substâncias ilícitas, por outro, demonstra profunda fragilidade no controle de seu comércio e uso. O consumo de drogas vem crescendo a cada ano no país, atingindo homens e mulheres de diferentes níveis sociais e econômicos. Infelizmente, essa constatação é acompanhada de dados ainda mais alarmantes, somando-se à incidência de acidentes familiares, de trânsito, de trabalho, de violência urbana, perda de produtividade, internações hospitalares e mortes prematuras.

Um dos maiores dilemas do mundo contemporâneo gira em torno desta problemática, que movimenta cifras milionárias. Tratá-las como caso de Segurança Pública, de Saúde, de Educação ou de Defesa Nacional demonstra por si só a sua complexidade.

Nesta perspectiva, “Prisioneiros das Drogas: Segurança Pública, Saúde e Direitos Humanos no Brasil” procura colaborar com os debates sobre o tema, a partir de análises ligadas ao estudo da dependência química, sistema penal, violência urbana, políticas públicas, tráfico e prevenção ao uso de drogas, por meio do estudo de especialistas nas áreas de Ciência Política, Psicologia, História, Direito e de profissionais de Segurança.

Para além das discussões lançadas, este livro também pretende contribuir para o esclarecimento do público em geral e, principalmente, na mudança de atitudes comumente relacionadas ao senso comum sobre as drogas.

.[Lançamento do Livro Prisioneiros das Drogas, dia 17/12/2012 (segunda-feira), das 19h às 22h, na Livraria Prefácio: Rua Voluntários da Pátria, 39, Botafogo - Rio de Janeiro – RJ.Entrada Franca].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira