Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2012 - 06:43

Funarte reabre a Escola Nacional de Circo, que faz 30 anos

Depois de três anos no pátio da Estação de Ferro Leopoldina, em Santo Cristo, Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Circo – da Fundação Nacional de Artes – se prepara para voltar à Praça da Bandeira, também na Zona Norte da cidade. A Funarte reabre a ENC no dia 17 de dezembro (segunda-feira), às 19h, com o espetáculo Cine Circo, realizado pelos alunos que se formam em 2012. O trabalho terá o cinema como temática.

Em 2009, a Escola havia deixado o terreno que sempre ocupou, devido às obras de expansão do metrô na região. O local é ponto tradicional de armação de circos, desde o século XIX.

Referência no ensino de arte circense e única escola diretamente mantida pelo Ministério da Cultura, a ENC foi criada pelo trapezista Luiz Olimecha e por Orlando Miranda, e completa 30 anos em 2012. Fazem parte do corpo docente da Escola profissionais com mais de 30 anos de carreira. Lá são realizados cursos regulares de formação e reciclagem de artistas, cuja admissão é por edital público. Jovens a partir dos 14 anos podem fazer a prova para ingressar na Escola, onde aprendem acrobacias de solo (saltos e cama elástica), aérea (trapézio e bambu e outras), equilíbrio (arame, monociclo e perna-de-pau), malabarismo, entre outras técnicas.

São 120 alunos por semestre, nas diferentes modalidades de curso. Entre os ex-alunos famosos, estão o ator Marcos Frota – que tem sua própria companhia; os acrobatas Carlos Márcio, Júlia Parrot e Kátia Thompson (Cirque du Soleil); o contorcionista Robson Assunção, que é chamado para circos do Brasil e do exterior (como o Ringling Bros., EUA). Também estudaram na ENC Raquel Rache, do Archaos (França); e Luiz Carlos Vasconcellos (o palhaço Xuxu, conhecido nacionalmente). Ao se estabelecer como legítimo espaço cultural e pedagógico direcionado ao circo, a Escola Nacional de Circo cria meios de preservar e difundir a tradição milenar dessa arte. Aberta à reflexão e à experimentação, contribui também para a renovação das linguagens circenses. A Escola está sob a responsabilidade do Centro de Artes Cênicas da Funarte.

Desde 2010, a Funarte oferece, a Bolsa Funarte de formação em artes circenses, a estudantes de todo o Brasil, através de edital público. O programa distribui 30 bolsas para novos alunos do Curso Básico de Artes Circenses da Escola, no valor de R$ 20 mil cada. “A Bolsa representa um programa de ação federativa da Escola Nacional de Circo, porque estimula o acesso nacional a ela”, diz Zezo Oliveira, diretor da ENC.

Reabertura da Escola Nacional de Circo / Funarte|Aniversário de 30 anos e espetáculo de formatura da turma 2012,dia 17 de dezembro de 2012 (segunda-feira), às 19h,Praça da Bandeira, Rio de Janeiro (RJ).Aberto ao público.Entrada franca.Vagas limitadas. |www.funarte.gov.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira