Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2012 - 06:11

Livro traz imagens inéditas de aves em extinção da Mata Atlântica

Coleção Asas da Cultura: Iconografia das Asas do Brasil – Mata Atlântica apresenta mais de 400 espécies de Aves desse diversificado mosaico de ecossistemas.De autoria e ilustrações do pintor naturalista Tomas Sigrist, obra conta também com imagens produzidas pelo fotógrafo Lester Scalon.

Retratando o que há de mais belo e raro na Mata Atlântica, aliada a sua paixão pelas aves, Tomas Sigrist, pintor naturalista, lança mais um título “Iconografia das Asas do Brasil – Mata Atlântica”, que faz parte da Coleção Asas da Cultura 2, editado pela Avis Brasilis (1ª edição, 400 páginas). Com patrocínio da CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração e com apoio da Lei Federal de incentivo à Cultura (Lei Rouanet 8313/91), a obra inclui, além de figuras elaboradas pelo autor em acrílico, aquarela, guache e grafite, imagens extraordinárias do fotógrafo mineiro Lester Scalon.

A obra, no formato 23X31, conta com 400 belíssimas imagens inéditas - divididas entre ilustrações e fotografias - que demonstram o ecossistema e a biodiversidade da Mata Atlântica. O comportamento e os hábitos das aves, a história natural, além de uma rápida introdução à fauna e à flora local também fazem parte do conteúdo do livro, com destaque para as espécies nativas de cada localidade.

“Atualmente, cerca de 60% das aves da Mata Atlântica estão ameaçadas. Tivemos a preocupação de ilustrar no livro espécies de aves que são encontradas desde o Piauí até o Rio Grande do Sul. Como pesquisador e apreciador das aves, é triste saber que em poucos anos não teremos muitas espécies. Daí meu anseio em deixar registrado tantas maravilhas, que podem servir tanto para pesquisa quanto para o público em geral”, afirma Sigrist.

Curiosidades-Entre as aves, destaque para o Uru. Trata-se de uma espécie brasileira, da família das aves Odontophoridae e do gênero Odontophorus. O nome Uru é uma palavra indígena guarani, e significa “ave pequena”. “Tanto o Uru do Nordeste como o Uru do Sudeste estão em extinção, principalmente pela ocupação humana”, frisa Sigrist, ressaltando que uma das principais características dessa ave é sua cantoria estranha e lamuriosa, que é sempre realizada em casais ou em bando, normalmente no período noturno.

Outra curiosidade registrada na obra é a ave Tietê-de-Coroa. É a única espécie do gênero Calyptura e vive na região Sudeste do Brasil, principalmente no Estado do Rio de Janeiro. “Está ameaçada de extinção. É um pássaro lindo, com um colorido bem brasileiro, verde e amarelo”, destaca o autor.

Seus livros costumam ser usados como referência bibliográfica e indicadores para estudos de impacto ambiental. Porém, nesta obra, dividida em três capítulos, além de um apêndice, bilíngue – português e inglês -, Sigrist enfatiza a importância da fauna brasileira, sensibilizando o leitor quanto à necessidade de sua preservação. Nesta primeira fase do lançamento, foram doados exemplares para escolas públicas brasileiras e já estão sendo agendadas palestras sobre o tema para 2013. “Pretendemos que a população atente cada vez mais ao fato de que o Brasil é um país muito rico em beleza natural, mas que a preservação da fauna e da flora é fundamental para que ela preval eça”, enfatiza o autor.

Lester Scalon contribuiu de forma especial com suas fotografias da Mata Atlântica para compor o livro. “São fotos curiosas que retratam não só a beleza das aves como o seu comportamento. Sem dúvida, essa mescla de desenhos com fotos trouxe algo de muito especial à obra”, finaliza Sigrist.

Lester Scalon-Nascido em 1959, o fotógrafo mineiro Lester Scalon sempre foi um apaixonado pela natureza, viveu e conviveu com a ela uma vida inteira. Artista plástico, ilustrador, desenhista e admirador de imagens fotográficas. No entanto, ligado em outras atividades da vida cotidiana, que lhe tomavam o tempo, viu-se obrigado, por mais de 30 anos, a abdicar da arte fotográfica. Em 1992 começou a dar os primeiros clics. Mas foi quando conheceu o grande amigo e fotógrafo Ruy Varella que veio o grande incentivo. Com Varella vieram as informações e os ensinamentos técnicos, que lhe proporcionaram uma evolução muito rápida em seu trabalho fotográfico.[www.lesterscalon.com.br].

Tomas Sigrist, o autor-Em 1986, iniciou sua carreira como pintor naturalista e chegou a um estilo próprio de expressão para representar elementos da fauna e flora brasileira, trabalho para o qual desenvolve pesquisas em campo, em museus e em bibliotecas no mundo todo. Ele escreve artigos científicos sobre aves e ilustra livros para outros autores. No começo dos anos 90, auxiliou Edwin O´Neal Willis em seu livro “Aves do Estado de São Paulo”. O projeto durou sete anos. Em 2003, fundou a editora Avis Brasilis e no ano seguinte lançou “Aves do Brasil – Uma visão Artística”, a que se seguiram “Aves do Brasil Oriental”, “Iconografia das Aves do Brasil”, Insetos: Magia Formas e cores”, “Aves da Amazônia” e o “Guia de Campo – Avifauna Brasileira”.

Iconografia das Aves no Brasil – Mata Atlântica |Editora: Avis Brasilis |400 páginas |Formato: 23X31 |Preço sugerido: R$ 120,00.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira