Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2007 - 09:57

Voith Turbo participa da feira Negócios nos Trilhos 2007

Tecnologia dos engates Scharfenberg® é o destaque da empresa no maior evento do setor metro-ferroviário do Brasil.

A Voith Turbo, divisão para transmissão de potência do Grupo Voith, reforça sua presença no mercado de produtos e serviços para o setor ferroviário e apresenta na edição 2007 da feira Negócios nos Trilhos a tecnologia dos engates ferroviários Voith Scharfenberg®. O evento acontece de 23 a 25 de outubro, Expo Center Norte, em São Paulo.

Os engates Scharfenberg® são utilizados em veículos ferroviários de transporte de passageiros e em trens de subúrbio para realizar as conexões físicas, elétricas e pneumáticas entre os carros da composição. Por contarem com sistemas de amortecedores internos, outra importante função dos engates Scharfenberg® é absorver impactos e conferir mais segurança no transporte.

No evento, a Voith Turbo expõe o modelo de engate ferroviário One4®. Ao oferecer aos operadores ferroviários a padronização deste importante componente, a utilização do engate One4® da Voith Turbo oferece a redução de 80% no tempo de manutenção. Para as montadoras, além da vantagem de contar com equipamentos de alta tecnologia e confiabilidade, a padronização do engate significa rapidez no prazo de entrega.

Na área de serviços ao cliente, a Voith Turbo oferece o Centro de Competência para manutenção, montagem e testes de engates ferroviários Voith Scharfenberg®. O centro representa o primeiro deste tipo na América do Sul e possibilita à empresa oferecer localmente não só a tecnologia de seus equipamentos, mas também serviços especializados de pós-venda.

Mercado - A Voith Turbo aposta no crescimento da demanda no Brasil por trens com tração diesel-hidráulica. Um dos exemplos deste movimento é o projeto Trem do Cariri que utilizará duas composições do tipo Veículo Leve de Passageiros (VLT) para transportar passageiros entre as estações de Crato e Juazeiro do Norte, no Ceará. Para este projeto, a Voith Turbo forneceu dois conjuntos powertrains compostos pela transmissão hidrodinâmica, eixos cardan e redutores. Há 20 anos não se construía no Brasil trens com tecnologia diesel-hidráulica, e este projeto é observado de perto pelo setor ferroviário por apresentar uma alternativa economicamente viável para o transporte de passageiros nos municípios brasileiros.

Segundo estudo de mercado da Voith Turbo, a tecnologia de locomotivas diesel-hidráulicas deve aumentar sua participação no país também para o transporte de carga. Segundo Adelson Martins Junior, responsável pela divisão Ferroviária da Voith Turbo no Brasil, a indústria de Mineração e o setor de Transporte e Logística devem investir nos próximos anos na aquisição de carros ferroviários com esta tecnologia. “Na comparação de eficiência com as locomotivas diesel-elétricas, os veículos com sistema de propulsão hidráulicos transportam mais carga com menor consumo de combustível em velocidades mais baixas, até 30 km/hora. Em velocidades mais altas, com carga máxima, as duas tecnologias mostram-se equivalentes em eficiência operacional. Outra vantagem é o maior tempo de operação das locomotivas diesel-hidráulicas antes da 1ª revisão de manutenção”, explica Adelson.

10ª Edição da Feira Negócios nos Trilhos, de 23 a 25 de outubro de 2007,das 14 às 20 horas, no Expo Center Norte – Pavilhão Verde (São Paulo-SP) | www.negociosnostrilhos.com.br/

Perfil do Voith Turbo - A Voith Turbo é uma divisão do Grupo Voith, que desenvolve e fornece tecnologia de ponta em componentes, sistemas e serviços relacionados a acionamentos. Com atuação global nas áreas industrial, automotiva, ferroviária e naval, a Voith Turbo emprega mundialmente mais de 4.000 funcionários e faturou € 894 milhões no ano fiscal 2005/2006.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira