Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2007 - 09:59

O que Van Gogh tem a ver com comunicação corporativa?


No caso do livro do professor e comunicólogo Carlos Parente*, o pintor holandês não só emprestou nome ao livro (“Obrigado, Van Gogh!”) como serviu de inspiração para seu conteúdo. Na obra, o autor revela em linguagem saborosa o que costuma dar certo e errado na quase nunca cartesiana comunicação corporativa

Carlos Parente pensa mais rápido do que quando se expressa verbalmente – e olha que ele fala rápido como poucos. Esse exercício diário parece ter favorecido a linguagem de “Obrigado, Van Gogh!”, a ser lançado no próximo dia 6 de novembro, às 18h30, na Livraria Cultura da Avenida Paulista (Conjunto Nacional). [Recém-saído da Avon, onde exerceu nos últimos três anos o cargo de Diretor de Comunicação, ele faz pausa estratégica para lançar seu primeiro livro em três capitais agora em novembro e estudar propostas.

A proposta desse homem de comunicação e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing e da Aberje chega a ser ousada, já que tira um pouco do ar aristocraticamente polido da comunicação empresarial, em especial dos grandes conglomerados, subdivididos em diretorias, departamentos, gerências...

Filho de professor (Antônio Barros), que ao fim da vida lhe deixou de herança mais de 17 mil livros, e nascido em berço embalado por intelectuais, Parente não teve dificuldade para traduzir em cases bem narrados sua longa trajetória de 18 anos pelo mundo corporativo.

O que surpreende, no entanto, em “Obrigado, Van Gogh!”, são a vertente para a narrativa bem-humorada do autor, quase no sotaque de sua indisfarçável baianidade, e a simplicidade com que dá soluções ou corrige rumos em diferentes experiências de comunicação.

O autor chega a perguntar onde é mais importante a Comunicação estar, se com RH, Marketing ou Presidência. A resposta é com qualquer desses departamentos, segundo ele, desde que seja onde a Comunicação tiver o poder para transformar. “O comunicador precisa ter coragem; difícil é dizer não”, costuma mencionar.

Parente, que também ministra palestras sob medida e treinamentos para grandes empresas, aposta no desenvolvimento da gestão competente por meio das habilidades, do diálogo permanente e do acompanhamento dos processos. "A proposta é refletir sobre situações comuns que ocorrem dentro das empresas e trazer para este universo outras experiências vivenciadas", destaca.

“Obrigado, Van Gogh!”, a propósito, nasceu das idas e vindas de Parente à Amsterdã e às exposições do pintor, há 4 anos, que o ajudaram a ver o sol (no caso a comunicação objetiva, precisa) mesmo quando não estampado fisicamente na pintura .

Obrigado, Van Gogh! – Editora Peirópolis, 200 páginas, R$ 38,00 - Com prefácio de Paulo Nassar, da Aberje, e comentários do palestrante Mário Sérgio Cortella, do jornalista Heródoto Barbeiro e do publicitário Alberto Dualibi, o livro é uma coletânea de artigos sobre comunicação empresarial que nos oferece, em estilo livre e divertido, motivos para rir e chorar de nossas próprias trajetórias profissionais como comunicadores, empresários, leitores, ou mesmo de nossas vivências como consumidores de notícias, idéias e produtos. São toques sobre situações com as quais nos deparamos em nosso dia a dia profissional, e dicas para quem está ingressando no mundo corporativo.

Carlos Parente atua há mais de 18 anos nas áreas de comunicação, marketing e recursos humanos em empresas brasileiras e multinacionais, nas quais liderou projetos de comunicação corporativa, transformações de cultura em situações de fusão, aquisição e reposicionamento estratégico. Administrador de empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e com MBA em Marketing pela Faculdade de Economia e Administração – Universidade de São Paulo (FEA-USP), é professor no curso de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Além disso, possui diversos artigos publicados em revistas especializadas em comunicação e é co-autor do livro Comunicação interna: A força das empresas – v. 1 (Aberje Editorial).

. Dia 06 de novembro, às 18h30, lançamento do livro Obrigado, Van Gogh! Livraria Cultura - Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2073 – São paulo (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira