Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/12/2012 - 07:37

SKF é premiada em projeto submarino de óleo e gás

Rolamentos magnéticos S2M ajudam a melhorar o desempenho do sistema de compressão a gás de embarcação norueguesa.

A SKF foi reconhecida por ajudar melhorar o desempenho do sistema de compressão a gás do submarino Åsgard, da Statoil e da Aker Solutions, com o prêmio Innovation Awards, concedido durante a realização da feira Offshore North Sea (ONS) de 2012, realizada na Noruega. A companhia sueca foi premiada por meio dos rolamentos magnéticos S2M, que contribuíram com o bom desempenho do projeto naval.

O sistema de compressão desse projeto engloba uma grande estrutura submarina composta por dois compressores, bombas, depuradores e resfriadores, estruturados para prolongar a vida útil de exploração dos gases e melhorar as taxas de recuperação, principalmente quando há queda da pressão do gás natural e consequente dificuldade para envio de gás para a superfície.

“Parabenizamos a Statoil e a Aker Solutions pelo desenvolvimento que irá beneficiar não apenas a Åsgard, mas também abrirá o caminho para soluções submarinas vantajosas para todo o setor de petróleo e gás. A SKF está muito satisfeita pelo fato de os rolamentos S2M terem sido escolhidos para este projeto inovador”, afirmou o diretor de S2M da SKF, Laurent Clouet.

A alta confiabilidade dos rolamentos magnéticos se deve à sua operação sem atrito. Além desta vantagem, esse rolamento não utiliza lubrificação, possui baixa manutenção, vida útil prolongada e capacidade de manutenção remota, mesmo em águas profundas. Instalados em uma profundidade que pode variar de 200 a 300 metros, os compressores estão em um local profundo demais para mergulhadores, e só pode ser acessado por veículos submarinos controlados à distância (ROVs).

SKF-O grupo sueco SKF é líder mundial nas plataformas de rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação, mecatrônica e serviços na área de confiabilidade em manutenção industrial. Dono de um faturamento de US$ 9,5 bilhões em 2011, o grupo está presente em mais de 100 países, com mais de 120 plantas industriais.

A companhia chegou ao Brasil em 1915, oito anos depois de sua fundação na Suécia. No país, a empresa é líder de mercado nos setores em que atua. A produção da unidade brasileira está concentrada na planta industrial de Cajamar, instalada às margens da rodovia Anhanguera, a 30 km da cidade de São Paulo, onde são produzidos rolamentos para veículos leves.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira