Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2007 - 10:09

Cid Gomes, governador do Ceará, defende CPMF em almoço com empresários do lide, em São Paulo

CPMF, investimentos em infra-estrutura e bolsa família foram alguns dos temas discutidos pelo Governador do Ceará.

São Paulo - O Governador do Ceará, Cid Gomes, almoçou, hoje, em São Paulo, com 186 membros do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais. Em sua palestra sobre “Ética e eficiência na gestão pública”, Cid Gomes destacou os investimentos de seu Estado em educação e infra-estrutura.

Questionado sobre a CPMF, Cid Gomes foi enfático: “O Brasil não pode abrir mão dessa receita. O país não resiste com a suspensão brusca de um recurso tão importante”, defendeu. “Com esses recursos, o Governo Federal só consegue pagar o juro da dívida, então, a dívida continua. Imagine se não contar com esses R$ 40 bilhões de reais, terá de subir os juros”. Mesmo assim, o governador concordou com os empresários que o Brasil tem uma carga tributária muito alta comparada à qualidade dos serviços oferecidos à população.

O volume da carga tributária foi o principal item criticado pelos empresários na pesquisa mensal sobre clima empresarial durante o almoço pela FGV. 88% dos presentes, que responderam à pesquisa conduzida pelo professor Francisco Mazzuca, diretor-geral da EAESP-FGV, consideraram a carga tributária o fator que mais impede o crescimento de suas empresas. O Índice de Clima Empresarial LIDE-FGV, medido mensalmente desde novembro de 2004, registrou 5,2, a menor marca desde novembro de 2005, quando atingiu 4,7. Para Mazzuca “esse resultado é preocupante. Estamos atingindo um dos piores índices desde o início da pesquisa”.

O governador anunciou investimentos de R$ 150 milhões em infra-estrutura voltada principalmente para o setor de Turismo. “O Ceará precisa crescer acima da média nacional para que as diferenças sociais sejam reduzidas”, comentou o governador. Ele ressaltou ainda que a prioridade de seu governo é educação. Para isso, está investindo em frentes de alfabetização e no reforço ao ensino médio, principalmente na formação de mão de obra para o mercado de tecnologia da informação, além da criação de escolas voltadas à capacitação de escolas de turismo.

Questionado sobre o Programa Bolsa Família no Ceará, Cid Gomes disse que é necessário assegurar renda mínima para o povo e que é egoísta acreditar que esse programa é somente assistencialista. “Não se pode deixar as pessoas em estado de miséria” concluiu.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira