Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/12/2012 - 07:55

Festival do Minuto anuncia os premiados do concurso com tema "RIOS"

Foram distribuídos prêmios em dinheiro e três laptops, além do Troféu Minuto.Praticamente metade dos vídeos inscritos foram feitos por jovens com menos de 18 anos.

Com inscrições abertas de 25 de abril a 30 de novembro, o Festival do Minuto acaba de divulgar seus novos premiados. O tema “Rios”, que recebeu ao todo mais de 400 vídeos, como outros concursos do Minuto, esteve aberto a vídeos de diferentes suportes e formatos, o que incluía produção em animação e filmes de celular, por exemplo. A única regra era a duração máxima de um minuto.

Vale destacar que, entre os vídeos recebidos pela curadoria do Festival do Minuto, 44% deles foram feitos por realizadores menores de 18 anos e 45% foram feitos por mulheres.

“Esses números fogem um pouco do padrão dos outros tantos concursos que o Festival promove. E isso é muito positivo. Acabam por refletir também o envolvimento das escolas de ensino fundamental e médio no processo”, coloca Marcelo Masagão, curador e diretor do Minuto.

Explica-se: esse concurso esteve aberto – e recebeu inscrição - tanto pelo site do Festival do Minuto (www.festivaldominuto.com.br), como pelo Minuteen (www.minuteen.com.br), voltado a crianças e adolescentes de até 14 anos.

Os premiados.:*Escolhas da curadoria*: Teoria das Membranas I, de João Paulo Vicentini Franz - Porto Alegre / RS.(Laptop + Troféu Minuto).

The River, de Adonis Pulatus - Frankfurt am Main – Alemanha-(Laptop + Troféu Minuto).

.*Menções Honrosas* (Troféu Minuto):IGARA – Lapsos Lúcidos de um Sonho, de Artur Arias Dutra – Belém / PA |.Fluxo, de Luiza Porto - Rio de Janeiro / RJ.

.*Prêmio Sabesp* (Laptop + Troféu Minuto):Caudal Volumoso, de Laís Elaine Pereira de Moraes – Campinas / SP:Critérios da escolha da Sabesp: alinhamento ao tema: "Rios", como grande volume de água; preferencialmente ser uma produção brasileira; evidências de ser produzido por alunos de ensino fundamental e médio; um vídeo que pudesse ser utilizado pela empresa.

.*Prêmio Especial de Aquisição ANA (Agência Nacional de Águas)*: (R$ 5.000 + Troféu Minuto)-Rios do Brasil é só um Papel (Minuteen), de Maressa Eduarda Breno de Souza – Mairiporã / SP.Critérios da escolha: A ANA definiu o vídeo após enquete com seus servidores e colaboradores. O principal critério foi a clareza e a importância da mensagem.

A Sabesp não abastece sua vida só de água, mas também de cultura. Por isso, patrocina diversos projetos na área de literatura, artes plásticas, música, dança, teatro, circo, cinema e preservação de patrimônios culturais. Respeitando a pluralidade cultural brasileira, a Sabesp procura enfatizar a conscientização ambiental, o desenvolvimento sustentável e a memória da sociedade. Nos últimos anos, foi a empresa do Governo do Estado de São Paulo que mais investiu no Programa de Fomento ao Cinema Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura, possibilitando a realização de importantes filmes do nosso cinema. Para a Sabesp, praticar responsabilidade sócio-ambiental quer dizer respeitar a vida, nas suas mais variadas necessidades. E, entre elas, a cultura..

A Agência Nacional de Águas (ANA) estimula a disseminação de informações sobre preservação e valorização da água na cultura brasileira por meio de diversas atividades institucionais. Criada em 17 de junho de 2000 pela Lei 9.984, a ANA é uma autarquia especial ligada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem por finalidade coordenar e implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), em articulação com integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), e regular os usos múltiplos dos recursos hídricos em rios da União.

O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991, e é hoje o maior festival de vídeos da América Latina. A partir do evento brasileiro, surgiram Festivais do Minuto em mais de 50 países, cada um com dinâmica e formatos próprios. O acervo do Festival inclui vídeos de inúmeros realizadores que hoje são conhecidos pela produção de longas metragens, como os diretores Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”, “Ensaio sobre a Cegueira”), Beto Brant (“O Invasor” e “Eu receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios”), Tata Amaral (“Um Céu de Estrelas” e “Antonia”).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira