Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/12/2012 - 08:35

A Casa da Poeira e dos Sonhos


Lançamento da editora Lafonte traz o romance de estreia da escritora britânica Brenda Reid ambientado na ilha grega de Creta nos anos que antecedem a Segunda Guerra Mundial.

Na Grécia de 1936, com as atenções políticas voltadas para a posição do país na Segunda Guerra Mundial, o jovem diplomata britânico Hugh Timberlake e sua esposa Edvane viajam à ilha de Creta para tomar posse de uma casa decadente. Ao retomar suas funções na embaixada em Atenas, ela permanece no local disposta a reconstruir a decadente propriedade em ruínas. Conhecida no vilarejo como a deusa grega Divina, ela faz amigos como a jovem Anthi e o bonito e carismático construtor Christo.

Esse é o fio condutor de A Casa da Poeira e dos Sonhos, da escritora britânica Brenda Reid, lançamento da editora Lafonte. Escrito por alguém que possui domínio histórico e conhecimento íntimo de Creta, seus habitantes, costumes locais e gastronomia, Reid dedica um carinho especial à ilha, vista aqui como um paraíso precioso pela sua personagem. Como pano de fundo para compor o romance, ela abre brechas na narrativa para fazer uma análise da política grega, a resistência à invasão alemã e italiana e como a Guerra absorve a vida dos habitantes da aldeia.

Os capítulos se alternam com duas narrativas paralelas. De um lado, Divina representa o estranhamento, acostumada com toda a mordomia de esposa de um embaixador, que descobre uma nova identidade, um novo eu, juntamente com um novo nome, longe do turbilhão social da vida no circuito diplomático. Não demora muito para deixar de ser uma curiosidade e logo ser incluída na rotina do vilarejo, capaz de trazer frescor à vida simples dos habitantes locais. Já Anthi é sua antítese, no papel de uma camponesa comum, de uma vida sofrida - pobre, trabalhadora e mãe de três filhos, sob a batuta de um marido machista.

Um leque de personagens cativantes surge no decorrer da leitura de A Casa da Poeira e dos Sonhos. Mas é principalmente no elo entre essas duas mulheres de mundos distintos e no nascimento de uma improvável amizade, que o leitor embarca num choque de identidades, culturas e tradições. Ao mergulhar nos costumes corriqueiros e no dia a dia de Creta nos anos 1930, a autora descreve em pormenores os detalhes e a geografia de uma forma sensorial espetacular, o que leva o leitor para um outro tempo e lugar, com os cheiros, os sons e as imagens das belezas pitorescas da região.

As incertezas de Divina sobre esse novo estilo de vida permeiam o romance - será ela capaz de se adaptar aos costumes gregos e colocar em risco o casamento e uma vida confortável para tomar atitudes extremas que poderá levá-la a um destino insólito. A Casa da Poeira e dos Sonhos é uma estreia notável que permite analisar o passado e, simultaneamente, refletir sobre a amizade e os conflitos geracionais e políticos da nação grega.

Título: A Casa da Poeira e dos Sonhos |Autora: Brenda Reid |Tradução: Patricia Rasmussen Chaves |Editora: Lafonte | 352 Páginas |Preço: R$ R$ 39,90. [www.editoralafonte.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira