Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2007 - 10:34

BT planeja produzir energia eólica

A BT anuncia que planeja desenvolver no Reino Unido parques de produção de energia eólica, com o objetivo de gerar, até 2016, o equivalente a até 25% de suas necessidades atuais de energia elétrica no país. Este projeto representa a maior iniciativa de geração de energia eólica do Reino Unido por parte de uma empresa que não pertence ao setor de energia.

Este projeto, que visa garantir futuros suprimentos de energia limpa para a BT, como parte da estratégia da companhia para reduzir as emissões de carbono, terá custo superior a 250 milhões de libras e será realizado com financiamentos de terceiros e parceiros da área de energia renovável.

A BT é um dos principais consumidores de energia no Reino Unido, utilizando por ano cerca de 0,7% da energia consumida no país. Os parques de geração de energia eólica da BT poderão gerar um total de 250MW, energia suficiente para cobrir as necessidades de 122 mil lares ou de uma cidade do tamanho de Coventry. Além disso, poderão evitar a emissão de 500 mil toneladas de carbono na atmosfera a cada ano - o que equivale a 250 mil trajetos de ida e volta de avião da Inglaterra a Nova Iorque.

Atualmente a BT está identificando zonas onde haja bastante vento ou áreas adjacentes a propriedades da companhia para instalar estes parques, com o objetivo de iniciar a geração de energia em 2012. A BT solicitou permissão para testar o nível de vento nas torres da estação terrestre de satélites de Goonhilly, em Cornwall e, ainda, nas estações de rádio de Wideford Hill, em Orkney, e Scousburgh, em Shetland.

Ainda que faltem definições, como a localização dos parques, pode-se dizer que os parques de geração de energia eólica da BT poderão chegar até 2012 a uma capacidade instalada de 100MW, o que equivale a 50 turbinas de vento. A capacidade seria aumentada em 150MW até 2016.

A BT se compromete a trabalhar responsavelmente com as comunidades locais e irá garantir que estejam informadas durante todo o processo de desenvolvimento.

Hanif Lalani, diretor financeiro do BT Group, afirma que “há uma necessidade urgente de reduzir as emissões de carbono, com soluções que façam sentido para o negócio. A BT já conseguiu reduzir em 60% suas emissões de carbono e se compromete a reduzi-las em 80% até 2016. Nossos planos de geração de energia eólica têm um papel importante para atingirmos esse objetivo.

“A tecnologia de banda larga já diminuiu bastante a necessidade de viagens, ao possibilitar o teletrabalho e a videoconferência. Isso faz sentido para nossos acionistas e também para nossos empregados e clientes, que esperam trabalhar de forma mais respeitosa em relação ao meio ambiente.”

John Hutton, secretário de estado para negócios, empresas e reforma regulatória, diz que “colocar um freio nas mudanças climáticas ao mesmo tempo em que garantimos a produção futura de energia é um dos principais desafios da atualidade. A iniciativa da BT é um grande exemplo de como as empresas podem contribuir e ajudar no ambicioso objetivo de incrementar a produção de energia de fontes renováveis. Espero que este projeto estimule a outras organizações e cidadãos”.

Para Jonathon Porritt, co-fundador e diretor do programa Forum for the Future, “esta é uma decisão tremendamente importante para a BT e para todas as empresas que vêem a BT como líder reconhecida em questões de desenvolvimento sustentável. Trata-se de um investimento significativo para a BT, que diminui a necessidade de energia baseada em carbono no futuro imediato, e é precisamente esse tipo de decisão ambiciosa que um número cada vez maior de empresas terá que tomar”.

A BT tem o maior contrato de compra de energia limpa do Reino Unido, que foi ampliado, em janeiro de 2007, com as empresas nPower e com a British Gas Business.

Os quatro pontos de “dieta de carbono” da BT: Reduzir nossas emissões de carbono - 0,7% de toda a eletricidade consumida no Reino Unido é utilizada pela BT. A companhia emitiu 0,54 milhão de tonelada de carbono em 2007, o que equivale a 400.000 viagens de avião de ida e volta a Nova Iorque. Desde 1996 até agora a BT reduziu em 60% suas emissões de carbono, e o objetivo da companhia é reduzi-las em 80% até 2016.

2. Envolver nossos clientes - A BT oferece produtos e serviços que utilizam menos energia e ajuda os clientes a reduzir as emissões de carbono em seus lares e empresas. Por exemplo, nossos sistemas de telefonia e videoconferência evitam os deslocamentos. Além disso, a BT lançou um inovador serviço para avaliar o impacto de carbono, que ajuda os clientes a reduzir as emissões produzidas por seus sistemas de TI.

3. Influir junto aos fornecedores - A BT pede a seus fornecedores que reduzam o consumo energético dos produtos e serviços que comercializam para a companhia. Esta também é uma forma de ajudar a reduzir nossas emissões de carbono, ao mesmo tempo animando os fornecedores a pensarem mais no meio ambiente.

4. Envolver nossos empregados - A BT estimula seus empregados a reduzirem a energia que consomem em suas casas e no escritório. O simples fato de desligar o computador durante reuniões pode fazer diferença. Vamos fazer eventos em todo o mundo para falar a nossos empregados de nossos planos e como eles podem participar.

Perfil da BT - A BT é uma das líderes mundiais no fornecimento de soluções e serviços de telecomunicações, operando em 170 países. Entre suas principais atividades se destacam serviços de TI em rede, serviços de telecomunicações locais, nacionais e internacionais, produtos e serviços de banda larga e Internet de alto valor agregado e produtos e serviços de convergência fixo/móvel. A BT tem quatro principais linhas de negócio: BT Global Services, Openreach, BT Retail e BT Wholesale.

No ano fiscal encerrado em 31 de março de 2007, o faturamento do grupo BT foi de 20,223 bilhões de libras com lucros, antes dos impostos, de 2,484 bilhões de libras.

A British Telecom é uma subsidiária integral do BT Group, e inclui praticamente todos os negócios e ativos do grupo. O BT Group está listado nas bolsas de valores de Londres e Nova York. | www.bt.com/aboutbt

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira