Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2007 - 10:52

Rei Abdullah dá primeiro passo para criar universidade de nível mundial voltada a descobertas científicas e tecnológicas


Acadêmicos de renome de todo o mundo também marcam presença com simpósio sobre pesquisa científica global.

Thuwal, Arábia Saudita - O Rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud, que ostenta o título de Guardião das Duas Mesquitas Sagradas, recebeu hoje mais de 1,5 mil dignitários de todo o mundo para dar oficialmente o primeiro passo na criação de uma nova universidade de nível mundial voltada à pós-graduação nas áreas de ciências e tecnologia em solo saudita.

Com uma das maiores dotações universitárias do mundo, um programa para recrutar professores e estudantes de primeiro nível internacionalmente e colaborações em andamento com prestigiadas instituições de pesquisa de diversos continentes, a King Abdullah University of Science and Technology (Universidade Rei Abdullah de Ciência e Tecnologia - KAUST) está posicionada para se tornar um centro líder em descobertas científicas e progresso humano dentro do Reino, na região e em todo o planeta. A construção das instalações às margens do Mar Vermelho já começou, e a universidade deve entrar em funcionamento em setembro de 2009.

A KAUST é uma criação do Rei Abdullah, que vem inspirando e supervisionando um grande investimento em educação e na economia da Arábia Saudita nos últimos anos. O Rei Abdullah selecionou o ministro Ali Ibrahim Al-Naimi para coordenar o desenvolvimento da KAUST.

"A KAUST é fruto de décadas de visão do Rei Abdullah para construir uma universidade de nível internacional na Arábia Saudita, dedicada a reunir as melhores mentes com o objetivo de revelar os grandes mistérios da ciência e da tecnologia para o progresso de toda a humanidade", afirmou o ministro do petróleo. "De fato, essa visão agora está se tornando realidade."

O presidente interino da KAUST, Nadhmi Al-Nasr, enfatizou ainda mais que, embora a universidade vá ser fisicamente localizada na Arábia Saudita e servir ao povo saudita, será também uma instituição internacional.

"A KAUST colaborará com as melhores instituições e reunirá os cientistas mais talentosos de todo o planeta para permitir descobertas que ajudarão toda a humanidade", disse Al-Nasr. "Ela também aprofundará e diversificará a economia da Arábia Saudita com base no conhecimento."

Destacando a comemoração deste primeiro passo, a KAUST também sediará um simpósio acadêmico especial no dia 22 de outubro intitulado "O Papel da Universidade de Pesquisa no Século XXI", o qual atrairá muitos dos estudiosos e administradores acadêmicos mais influentes do mundo.

Entre os participantes, estarão: - Khalid Al-Sultan, reitor da King Fahd University of Petroleum and Minerals. Mohammed Al-Suwaiyel, reitor da King Abdulaziz City for Science And Technology. Olivier Appert, presidente e CEO do Institute Français du Petrole| - Robert Brown, presidente da Boston University| - Paul Ching-Wu Chu, presidente da Hong Kong University of Science & Technology. | - Marye Anne Fox, chanceler da University of California San Diego. | - John Hegarty, pró-reitor do Trinity College, Dublin. | - Wolfgang A. Herrmann, presidente da Technische Universitat München. | - Karen Holbrook, presidente emérito da Ohio State University | - Frank H. T. Rhodes, presidente emérito da Cornell University – Moderador | - Fawwaz T. Ulaby, professor Williams de engenharia elétrica e ciências da computação da University of Michigan - Moderador . | - Dr. Charles M. Vest, presidente da National Academy of Engineering e presidente emérito do MIT, que fará o pronunciamento de abertura membro do Comitê Consultivo Internacional da KAUST.

"Este simpósio será um exemplo de como a KAUST desempenhará um papel decisivo para reunir as melhores mentes de todo o mundo e colaborar com outras instituições líderes objetivando inovações e descobertas", observou Ahmad

Al-Khowaiter, pró-reitor interino da KAUST - O modelo acadêmico da KAUST se estrutura em torno de quatro institutos de pesquisa, cada um com centros de pesquisa dedicados a um conjunto particular de problemas ou desafios que podem se beneficiar de estudos científicos e tecnológicos concentrados.

Nos doze meses em que está em desenvolvimento, a KAUST já formou parcerias com algumas das maiores instituições de pesquisa do mundo. Entre elas, acordos formais com Woods Hole Oceanographic Institution (EUA); Indian Institute of Technology (Mumbai, Índia); Institut Français du Petrole (França); National University of Singapore (Cingapura); e American University in Cairo (Egito). Estes relacionamentos foram estabelecidos para ajudar a fomentar inovação e reunir algumas das principais mentes do mundo em ciência e tecnologia.

Perfil da KAUST - A King Abdullah University of Science and Technology (KAUST) está sendo construída na Arábia Saudita como uma universidade internacional de pesquisa em nível de pós-graduação, dedicada a inspirar uma nova era de conquistas científicas no Reino, na região e em todo o mundo. Como uma instituição independente e baseada em méritos, a KAUST empregará muitas das melhores práticas de universidades líderes em pesquisa e permitirá que pesquisadores de ponta de todo o planeta e de todas as culturas trabalhem juntos para resolver problemas científicos e tecnológicos desafiadores. A rede de pesquisa e educação global da KAUST dará apoio a diversos talentos, tanto no seu campus quanto em outras universidades e instituições de pesquisa de primeira linha, através de acordos de cooperação em pesquisa, subvenções e programas de bolsas para estudantes. O campus principal, localizado em uma área de mais de 36 milhões de metros quadrados no Mar Vermelho, em Thuwal, deve ser inaugurado em setembro de 2009. | www.kaust.edu.sa | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira