Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2007 - 10:55

Trabalho pra lá de animado

Dia 28 de outubro é a data que marca o Dia Internacional da Animação e do profissional da área.

Na noite de 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud apresentou, três anos antes dos irmãos Lumiére, no Museu Grevin, em Paris, a primeira projeção de seu teatro óptico. A demonstração é considerada a primeira apresentação de um desenho animado no mundo, que desde então encantou os mais diferentes públicos e conquista a cada dia mais espaço e novas técnicas de produção de desenhos.

Após 115 anos da primeira projeção, as diferenças na qualidade e tecnologia utilizadas nas animações são facilmente notadas. Atualmente os desenhos animados são de uma leveza de movimentos e perfeição em detalhes que, muitas vezes, é possível ficar em dúvida se realmente é um desenho ou uma fotografia.

Hoje em apenas um desenho animado o profissional pode utilizar mais de uma diferente técnica para garantir um melhor resultado ao trabalho. São desenhos animados em 2D ou 3D, que contam com inúmeros recursos de efeitos para gerar movimentos cada vez mais reais.

Neste ano no festival de cinema de Veneza foi exibido pela primeira vez um filme totalmente em 3D, uma nova versão de "O Estranho Mundo de Jack", de Tim Burton. O novo formato do longa só foi possível através do desempenho do núcleo especial da Disney, o Disney Digital 3D que com os novos óculos 3D "Shutter", trouxe ao público a possibilidade de "entrar em contato" com os personagens do filme. A tecnologia 3D obtém um efeito tridimensional projetando uma imagem dupla, uma para o olho esquerdo e outra para o direito, que cria a sensação de profundidade e realidade.

O ilustrador e animador Guilherme Alvernaz, sócio da produtora Oca Filmes, trabalha no segmento há 20 anos e vivenciou as mudanças do mercado, o surgimento de novas tecnologias e o mais importante, evoluiu com cada uma delas.

Antes o trabalho de Alvernaz concentrava-se em papel e lápis. Não que hoje não utilize mais o bom e velho desenho à mão livre, este continua sendo o primeiro passo de qualquer trabalho, porém o animador conta agora com o auxílio de técnicas computadorizadas que complementam e dão maior perfeição às criações.

A equipe da Oca Filmes possui profissionais especializados em diferentes áreas da animação, cada um com experiências profissionais que se somam ao trabalharem juntos. A produtora especializada em animações 2D, 3D e CGI, além de atuar na área publicitária produzindo comerciais de alta qualidade como os da Toddynho, Mizuno, C&A, Canal Rural, entre outros, também se dedica ao mercado cinematográfico.

Animação é coisa séria para essa turma, que trabalha dando vida à pequenos traços. No caso de Alvernaz essa dedicação vem desde a infância, quando acompanhava o trabalho de seu pai, o ilustrador Ruy Perotti, e ganhava assim mais paixão e intimidade com o trabalho.

Para o Anima Mundi 2008 a equipe da Oca Filmes produz o curta-metragem "Frágil", de autoria de Guilherme Alvernaz, feito totalmente em 3D.

Em menos de um ano, a Oca Filmes, produtora de animação em 3D, 2D e CGI, já colhe seus frutos. Em seu currículo, trabalhos para Motorola, IG, Mizuno, Canal Rural, dentre outros. O mérito fica por conta dos profissionais que formam uma equipe de experiência singular e que tem a qualidade no DNA, assim é Guilherme Alvernaz (animador há 20 anos) um dos animadores mais conceituados do mercado atualmente e filho de Ruy Perotti. Pelas mãos do Guilherme e com o acompanhamento de toda equipe, a Oca emplaca a produção de um filme em 3D com o título "Frágil", prometendo ter uma perspectiva inovadora na animação. | www.ocafilmes.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira