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22/12/2012 - 06:40

Empresas do Brazilian Furniture registram crescimento de 9% em suas exportações no mês de novembro

Relatório de Inteligência de Mercado do Projeto monitora o volume de negócios realizados para nove mercados-alvo.

São Paulo – De acordo com dados do relatório de Inteligência de Mercado elaborado pelo Projeto Brazilian Furniture, as exportações das 55 empresas brasileiras participantes da iniciativa registraram um aumento de 9% no período de janeiro a novembro deste ano em relação ao mesmo período de 2011, totalizando US$ 69 milhões para nove mercados-alvo: África do Sul, Angola, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, México, Peru e Rússia.

Adriana Katekawa, responsável pela área de inteligência comercial do Projeto Brazilian Furniture, desenvolvido em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com o objetivo promover as exportações brasileiras de móveis, destaca que os negócios realizados com o México (46%) e os Emirados Árabes (41%) foram os que mais cresceram.

“As exportações para o mercado mexicano saltaram de US$ 1 milhão para quase US$ 1,5 milhão e, para os Emirados Árabes, de US$ 768 mil para mais de US$ 1 milhão”, comenta, lembrando que no final deste ano o Brazilian Furniture organizou a participação de empresas brasileiras em dois importantes eventos nesses países.

Com a expectativa de geração de US$ 2,5 milhões em exportações para as companhias participantes do Projeto, quatro empresas do setor moveleiro - DellAnno (www.dellanno.com.br), Ditalia (www.ditalia.com.br), Colibri (www.colibrimoveis.com.br) e Finestra (www.finestra.ind.br); e duas de decoração - MZ Artes (www.mzartes.com.br) e Cristais São Marcos (www.cristaissaomarcos.com.br) - participam no último mês de setembro da Index Du bai (www.indexexhibition.com), uma das principais feiras de interiores do mundo. Já o Encontro Moveleiro Brasil-México, realizado em novembro, pode gerar mais de US$ 3 milhões em negócios para as 15 integrantes da missão comercial nos próximos meses.

Segundo apurou o relatório, as exportações também cresceram 22% para Angola, 11% para o Peru e 16% para os Estados Unidos, mas sofreram uma queda de 39% para a África do Sul e de 17% para o Chile.

Sobre o Projeto Brazilian Furniture – Desenvolvido em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário do Distrito Federal (SINDIMAM) e pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), o Projeto Brazilian Furniture tem o objetivo de promover as exportações brasileiras e consolidar a imagem de qualidade e credibilidade do móvel fabricado no Brasil. Reunindo atualmente 55 empresas, o Projeto oferece às associadas uma série de benefícios, entre os quais acesso a informações de inteligência comercial, participação em eventos nacionais e internacionais e apoi o na obtenção de financiamento para exportação. O Projeto tem como principais mercados-alvo Estados Unidos, México, Peru, Chile, Emirados Árabes Unidos, Colômbia, África do Sul, Rússia e Angola.

Perfil da Apex-Brasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, cerca de 13 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também produz estudos de inteligên cia comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. Além da sede em Brasília, a Apex-Brasil possui Unidades de Atendimento nos estados brasileiros e Centros de Negócios (CNs) estrategicamente localizados na Ásia (Pequim - China), Oriente Médio (Dubai - Emirados Árabes Unidos), América do Norte (Miami - EUA), América Central e Caribe (Havana - Cuba), Europa Ocidental (Bruxelas - Bélgica), Leste Europeu (Moscou – Rússia) e África (Luanda - Angola). Também em Bruxelas, está instalado o Brazilian Business Affairs (BBA), escritório da Apex-Brasil que tem a função de acompanhar as tendências e deliberações da União Europeia que possam afetar as exportações brasileiras. A Agência também coordena os esforços de atraç&at ilde;o de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. O objetivo é atrair capitais produtivos de empresas estrangeiras que possam incorporar inovações tecnológicas e novos modelos de gestão de negócios e adensar cadeias produtivas. A Apex-Brasil preside a Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (WAIPA). [ www.apexbrasil.com.br].

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