Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2007 - 10:56

Exposição individual de Daniel Senise

A galeria Vermelho apresenta, de 24 de outubro a 17 de novembro de 2007, a exposição individual de Daniel Senise. Simultaneamente à abertura da exposição, será inaugurado o Tijuana, espaço expositivo, de pesquisa e de comercialização de livros de artista, edições, vídeos com tiragem ilimitada e etc. Com projeto de Paulo Mendes da Rocha e José Armênio de Brito Cruz, Tijuana agregará 500m2 de área construída ao atual prédio da galeria.

Individual de Daniel Senise - Dos 123 artistas que em 1984 participaram da emblemática exposição “Como vai você, Geração 80?”, no Parque Lage, Rio de Janeiro, poucos são os que até hoje permanecem ativos e atuantes no cenário da arte contemporânea. Daniel Senise (1955), que participou da mostra ao lado de Ana Maria Tavares, Beatriz Milhazes e Mônica Nador, é um desses artistas que incorporou as transformações ocorridas no campo da arte nas últimas décadas, renovando técnicas e métodos, instrumentos de sua pintura, mantendo-a atual e vigorosa.

Desde dezembro de 2006, Daniel Senise faz parte da lista de artistas representados pela Vermelho. Segundo Gabriel Pérez-Barreiro, atual curador da Bienal do Mercosul, as obras de Senise revelam uma “grande preocupação com a pintura”. Senise constrói suas telas por meio de procedimentos e técnicas, nos quais, frequentemente, incorpora elementos extraídos de seu ateliê, em cujo piso ele estende a superfície das telas para que acumulem sujeira, pó e resíduos, que, posteriormente, passam a fazer parte do padrão geral e da elaboração da obra.

Para tratar dos espaços intermediários entre as pessoas, coisas e eventos, objetivo inicial de Senise na atual seleção de trabalhos na Vermelho, o artista parte do espaço tangível que o rodeia, apresentando arquiteturas incertas que se apropriam de interiores desolados de edifícios abandonados. É o que se vê, por exemplo, na obra “Soft and Hard” (2007), imensa tela de 250 x 465cm, que ocupará parte do andar térreo da galeria. Na obra, Senise cria um espaço fictício que não apenas tem a arquitetura como referência mas que retira dela parte dos elementos que passam a constituir a materialidade da obra. Além de “Soft and Hard” serão apresentadas outras três monotipias, “Ici et Ailleurs”, “Pavda” e “Numero Deux” da mesma série; “Sala de TV” aquarela composta por 1.484 partes, e três colagens, todos trabalhos de 2007.

Segundo o historiador português Bernardo Pinto de Almeida, os procedimentos usados por Senise em suas novas obras provocam no observador uma vertigem do visível causando a sensação de havermos chegado um pouco depois, ou ainda, antes do verdadeiro acontecimento. Nesse sentido, as pinturas de Senise remetem ao espaço do devir e configuram campos que constituem revelações momentâneas que conectam duas realidades distintas. Para Almeida, um acontecimento é a coincidência de um tempo com um espaço, a pintura de Daniel Senise opera no campo da dês-coincidência, apresentando-se como um não-acontecimento, como um gesto sutil, imperceptível, que ameaça a ordem do visível.

Exposição individual de Daniel Senise, fachada”Fluxografia #4” de Guilherme Teixeira, e inauguração do “Tijuana”, de 24 de outubro a 17 de novembro de 2007, às terças a sextas, das 10 às 19h, e sábados, das 11 às 17h, na Galeria Vermelho ­. Rua Minas Gerais 350 . CEP: 01244 ­ 010 - São Paulo – SP. Telefax (11) 3257 -2033 - www.galeriavermelho.com.br - [email protected]. Próxima abertura: Exposição individual Superflex – de 27 de novembro a 22 de dezembro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira