Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/12/2012 - 07:02

Doenças do Arroz é tema de guia para consulta rápida

O guia Doenças na Cultura do Arroz Irrigado, elaborado para consulta rápida e produzido a fim de facilitar o trabalho do produtor de arroz no campo, está disponível para aquisição através do site www.iphytus.com/publicacoes . Trata-se do resultado do incessante trabalho dos pesquisadores Ricardo Silveiro Balardin, Marcelo Gripa Madalosso, Gerson Dalla Corte, Diego Dalla Favera e Nédio Rodrigo Tormen.

Nele, estão elencadas 17 doenças, com explicação detalhada sobre seus sintomas e desenvolvimento, bem como as orientações para um manejo adequado. Ao final da publicação, também se encontram os estádios de desenvolvimento da planta, através do qual o produtor pode acompanhar o crescimento da lavoura e um capítulo sobre tecnologia de aplicação de fungicidas. Uma facilidade pensada para o produtor.

O orizicultor que deseja ter informações atualizadas sobre identificação e controle de doenças vai encontrar neste guia o que precisa para manter a lavoura longe das perdas por patógenos.

O guia também está disponível, numa versão compacta apenas com as doenças, no formato mobile para tablets e smartphones. O aplicativo pode ser encontrado para as plataformas iOS (iPad, iPhone e iPod Touch) e Android (smartphones e tablets) em duas versões: uma paga com as 17 doenças e outra gratuita com as 8 doenças mais comuns. O aplicativo pode ser baixado via App Store e Google Play e o grande destaque está nas fotos em alta resolução para a identificação das doenças a campo.

Esta é uma publicação realizada em parceria com o Instituto Phytus, tradicionalmente conhecido pela qualidade e ética em pesquisa e ensino no Brasil e Mercosul.

Currículo dos autores do guia:Ricardo Silveiro Balardin-Pesquisador PhD em Crop and Soil Sciences, Plant Pathology pela Michigan State University (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, proteção e plantas; feijoeiro, variabilidade de Colletotrichum lindemuthianum e controle químico das doenças; arroz, proteção de doenças foliares. Atua como colaborador ad hoc do Instituto Phytus.

Marcelo Gripa Madalosso-Pesquisador e Doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Atualmente é Gerente Técnico de Pesquisa e Ensino do Instituto Phytus. Tem experiência na área de Defesa Fitossanitária, com ênfase em Fitopatologia e Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas, atuando principalmente nos patossistemas ligados a soja, arroz, milho, algodão, feijão e trigo.

Gerson Dalla Corte-Economista (2008) e Engenheiro Agrônomo (2010) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola com Ênfase em Fitopalogia, na mesma instituição.

Diego Dalla Favera-Engenheiro Agrônomo (2009) formado pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando em Engenharia Agrícola também na UFSM. Atua como pesquisador com ênfase em Fitopatologia.

Nédio Rodrigo Tormen- Agrícola pelo CEDUP Água Doce/SC (2005) e Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (2011) e atualmente é aluno de mestrado em Fitopatologia na Universidade de Brasília. Atua no desenvolvimento de pesquisas em fitopatologia nas culturas da soja, feijão e trigo. Nessas culturas, tem se dedicado aos temas tecnologia de aplicação, controle químico e arquitetura de cultivares de soja, principalmente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira