Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/12/2012 - 06:31

Ministério da Saúde afirma que Acupuntura no SUS cresceu mais de 400% nos últimos cinco anos

A acupuntura - método da medicina tradicional chinesa - entrou definitivamente no rol das terapias populares e de resultados efetivos. Segundo levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, o número de procedimentos de acupuntura realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país cresceu 429% em cinco anos: em 2007 foram feitas 97.274 sessões, enquanto que neste ano, até setembro, já foram feitas 514.659 - incluindo as realizadas com agulhas, ventosas ou por eletroestimulação.

As aplicações de acupuntura feitas exclusivamente com agulhas somam mais da metade dos casos: 369.320. Só no Estado de São Paulo, por exemplo, foram 39.631 atendimentos na rede pública em 2007 e 219.988 atendimentos até setembro deste ano, o que representa um acréscimo de 455%.

"Este levantamento mostra que a acupuntura não é uma lenda, uma coisa mística ou imaginária. O aumento na procura pelo método reflete o que as pessoas pensam e sentem ao serem submetidas a prática de acupuntura: um alívio, uma sensação de bem-estar e finalmente uma resolução para seus problemas", comenta Dr. Márcio De Luna, presidente do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC) e da Associação Brasileira de Acupuntura (ABA-RJ).

Perfil-Dr. Márcio de Luna é especialista em acupuntura há 28 anos, fisioterapeuta, Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB-RJ) e especialista em Neurociência aplicada à Longevidade (IPUB/UFRJ). Além da acupuntura, trabalha com outros métodos tradicionais chineses, como Shiatsu, Tui Ná, Moxabustão, Laserterapia, plantas medicinais, ortomolecular e magnetoterapia.

É presidente da ABA-RJ (Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro) e também coordenador do Programa de pós-graduação em acupuntura e shiatsu em nível de especialização do IBMTC (Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa).

Durante sua trajetória, foi aluno do Professor Dr. Friedrich Johann Spaeth, o Introdutor da Acupuntura no Brasil e fundador da ABA. Em algumas ocasiões, também teve oportunidade de viajar a China com o objetivo de aprimorar técnicas e conhecimentos e participar de inúmeros seminários com renomados acupunturistas do mundo.

Dr. Márcio De Luna já participou de diversos programas de rádio e televisão comentando sobre a acupuntura, entre eles Programa do Jô e Mais Você (Rede Globo), além de ser fonte em diversas matérias sobre o método milenar da medicina tradicional chinesa.

Atualmente vem se dedicando ao retardamento do envelhecimento, ao tratamento de doenças complexas e ainda sem cura e melhora da performance mental e física, sempre utilizando o recurso da Acupuntura como tratamento principal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira