Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/12/2012 - 06:31

Pesquisa aponta queda na incidência e mortalidade de alguns tipos de câncer no Brasil

Recente estudo divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) registrou queda em alguns tipos de câncer no Brasil. As boas notícias ficam por conta da diminuição na incidência e na mortalidade principalmente nos casos de cânceres de pulmão e de colo de útero. “Podemos atribuir esses avanços à conscientização das pessoas, que estão procurando mais os médicos, realizando e tendo mais acesso aos exames preventivos, reduzindo o consumo de tabaco e álcool, além do fato dos brasileiros estarem se alimentando melhor”, destaca Dr. Amândio Soares, diretor da Oncomed BH.

De acordo com a pesquisa do INCA, São Paulo teve a maior diminuição de novos casos de câncer de pulmão. Entre as mulheres, no entanto, a redução dos novos casos de câncer de pulmão não foi tão acentuada, se comparada aos números verificados entre os homens. Enquanto a queda de novos casos da doença entre os homens de São Paulo foi de 7,2% ao ano, entre as mulheres foi de 3,4%. Já a mortalidade, que caiu 2,2% entre pacientes do sexo masculino, aumentou 1,6% entre as mulheres. Também houve redução nos casos de câncer de pulmão em Salvador (-5,7% ao ano) e Curitiba (-3,2 %). Já a queda de mortalidade mais expressiva aparece em Salvador (-4,5% ao ano), seguida de São Paulo (-2,2%).

Entretanto, os números revelaram um preocupante aumento dos casos e de mortes por câncer de colo de útero em João Pessoa, na Paraíba (6,1% e 21.3%). A melhoria do diagnóstico na região seria uma das explicações para aumento do número de casos.

Já em relação ao câncer de mama, o estudo constatou que a sobrevida estimada para as pacientes no Brasil está em 80%, ou seja, 80% das mulheres diagnosticadas com tumores de mama não morrem da doença. Esse índice é ligeiramente superior aos demais países da América Latina. O aumento da incidência de câncer de mama é mais preocupante nas cidades de Porto Alegre (+3,6%), João Pessoa (+3,8%) Aracaju (+3%) e Goiânia (+3%). Nas demais cidades analisadas houve redução. Os melhores resultados foram encontrados em Jaú (-10%), Salvador (-3,9%) e São Paulo (-1,6%).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira