Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/10/2007 - 03:09

Rio de Janeiro apresenta novidades na Feira das Américas

Estado lança novo material promocional e Projeto Anfitrião Maravilha

Com as presenças do governador Sérgio Cabral e do secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, entre outras autoridades, será aberta dia 24 (quarta-feira), às 11h, no Riocentro, o XXXV Congresso Brasileiro das Agências de Viagens – Feira das Américas ABAV 2007, com a expectativa da presença de 22 mil profissionais da área de turismo.

Durante o evento, a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro - TurisRio - vai lançar um pacote com o novo material promocional do estado. Serão apresentados DVDs e catálogos de roteiros turísticos inéditos, um projeto de capacitação de jovens e uma série de visitas guiadas a pontos turísticos da cidade, além de uma raspadinha especial que sorteará diversos brindes aos congressistas.

O estande da TurisRio, com 151m², que estará montado no pavilhão 3, será compartilhado com 12 municípios das principais regiões turísticas do estado. Cada cidade levará para o espaço materiais de divulgação, além de expor sua produção de artesanato e culinária.

Todos os dias da feira o estande da TurisRio oferecerá atrações. No dia 24, às 15h, será lançado material promocional do estado e às 18 horas, com a participação do Instituto de Preservação e Desenvolvimento do Vale do Paraíba (Preservale), será apresentado o novo Catálogo e o DVD das Fazendas Históricas e roteiros do Vale do Café.

No dia 25, às 16h, haverá o lançamento do Projeto Anfitrião Maravilha, um programa de qualificação desenvolvido pela TurisRio, com o objetivo de capacitar jovens que há muito tempo agiam irregularmente como guias de turismo no entorno do Cristo Redentor.

Esses jovens, no total de 10, foram capacitados e reconhecidos oficialmente como prestadores de serviços. Os anfitriões são identificados com crachás e camisetas próprias, e estarão habilitados a acompanhar turistas para prestar informações.

Segundo o Secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, este projeto será ampliado gradativamente, para vários pontos turísticos do estado, que já possuem este tipo de trabalho informal, feito pelos próprios moradores das redondezas, que vêem neste serviço uma forma de obter renda.

 - Ao invés de reprimir, estamos caminhando no sentido contrário. O estado está dando condições para que essas pessoas tenham de fato uma profissão. Inclusive já fizemos um convênio com a Faetec para que eles tenham aulas de inglês - diz Eduardo Paes.

O Projeto Anfitrião Rio já começou também na Rocinha, onde seis jovens já estão sendo qualificados para receber os turistas que procuram cada vez mais aquela região.

Nos dias 25, 26 e 27, em parceria com a empresa Grayline, a Estrada de Ferro do Corcovado e a administração do Pão de Açúcar, a TurisRio vai promover passeios ao Pão de Açúcar e ao Corcovado, passando pela orla marítima. Os passeios devem ser agendados na véspera, no estande da empresa. Por dia, 40 pessoas serão contempladas com o passeio promocional.

A outra novidade é a Raspatur, uma raspadinha especial, fruto de uma parceria da TurisRio com a Loterj. Ao todo, serão distribuídas 15 mil raspadinhas, todas premiadas. Os brindes são diversos e incluem 20 passagens TAM, de qualquer estado, com destino ao Rio, hospedagem de fim de semana com direito a acompanhante em 32 hotéis, 40 entradas para o Rio Scenarium, dez ingressos para o Pão de Açúcar e 200 para o Corcovado.

Realizado em caráter fixo pelo quinto ano consecutivo no Rio de Janeiro, o evento é uma das maiores feiras de negócios de turismo das Américas, e por sua dimensão e representatividade transforma a cidade na vitrine do Brasil.

Ao todo, são esperados 700 expositores, incluídos os estados brasileiros e delegações de 32 países, totalizando cerca de 22 mil participantes, dos quais quase 10 mil são agentes de viagens.

Entre as muitas novidades que a Feira apresentará em seu conjunto este ano está a segmentação temática dos produtos turísticos. Ganham destaque roteiros de ecoturismo, turismo de aventura, turismo marítimo e destinos exóticos. Outra segmentação visa ao público jovem, na faixa dos 12 aos 18 anos.

Pela primeira vez, o Instituto da Estrada Real, com sede em Belo Horizonte, estará representado na Feira com mais de 200 roteiros abrangendo 162 cidades históricas de Minas, oito do Rio de Janeiro e sete de São Paulo, localizadas ao longo da Estrada. Construída pela Coroa portuguesa entre os séculos XVII e XVIII, com fins de fiscalização e controle da extração de ouro em Minas Gerais, a estrada resulta da união de três caminhos – o Velho, que vinha de Ouro Preto até Paraty; o Novo, que descia de Ouro Preto pela Serra de Petrópolis até o Rio, e a Rota dos Diamantes, que partia de Diamantina até Ouro Preto, onde fazia a junção com os dois caminhos, formando um Y invertido. Por ela escoavam, primeiro o ouro, e depois os diamantes de Minas Gerais com destino à Corte no Rio de Janeiro, de onde seguia para Portugal. 

A estrada foi recuperada na maioria dos trechos mineiro e paulista pelo Instituto, em parceria com os governos estaduais, e pretende desenvolver em toda a extensão de seus 1.200 quilômetros um segmento de turismo de aventura, inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. No Rio, foi recuperado o trecho de Paraty.

 - A Feira das Américas é um retrato do Brasil, e o Rio de Janeiro, como vitrine desse patrimônio, tem oportunidade de promover não apenas suas belezas, mas a riqueza da diversidade cultural do nosso país -, conclui Eduardo Paes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira