Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/01/2013 - 07:30

Neoenergia e Instituto Ayrton Senna firmam parceria para combater analfabetismo e defasagem no ensino

Em algumas cidades do Nordeste, cerca de 30% dos alunos apresentam nível de aprendizagem incompatível com a série cursada.

A presidente interina do Grupo Neoenergia, Solange Ribeiro, e a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, assinaram termo de parceria nos programas “Se Liga“, que alfabetiza alunos com distorção idade-série matriculados até o 5º ano do Ensino Fundamental, e “Acelera Brasil”, que corrige o fluxo escolar dos alunos, com garantias de aprendizagem e saltos nas séries. O acordo vai beneficiar aproximadamente 2700 crianças na Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde a Neoenergia mantém as distribuidoras Coelba, Celpe e Cosern, respectivamente.

“É nossa contribuição para que o passivo de crianças com dificuldades de alfabetização e distorção idade-série seja eliminado, melhorando os índices educacionais”, diz Solange Ribeiro.

Os municípios atendidos nesses Estados possuem um cenário de passivo educacional agudo, em que cerca de 30% das crianças de suas redes municipais de ensino público apresentam um perfil de distorção idade-série. A Neoenergia deve apoiar os programas de correção de fluxo nos próximos anos, contribuindo para a redução significativa de crianças analfabetas ou com alguma distorção de idade-série nos municípios parceiros.

“A parceria com a Neoenergia é muito importante para essas cidades. Permite que crianças e jovens que frequentam o ensino público tenham a oportunidade de ter sucesso na escola e na vida, e estejam preparados para enfrentar os desafios do século 21”, afirma Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna.

Educação pela Arte-A parceria entre o grupo e o Instituto Ayrton Senna começou em 2006, com o Programa Educação pela Arte, que atendeu cerca de 19 mil crianças e jovens nos três estados (BA, PE e RN). Por meio da arte, crianças e jovens desenvolvem competências pessoais, relacionais, produtivas e cognitivas. O objetivo é formar pessoas mais preparadas para reescrever a sua própria história e a do mundo a sua volta.

O ambiente pedagógico proporcionado pelas ONGs parceiras do Programa oferece atenção integral às crianças e jovens frequentadores, fazendo com que eles possam seguir mais confiantes em suas vidas, atuando na comunidade, tendo sucesso na escola e construindo uma autonomia maior. O impacto da abordagem do Programa pode ser comprovado pelos ótimos resultados dos indicadores educacionais, que se assemelham aos de alunos dos países desenvolvidos, ficando bem acima da média brasileira.

O Grupo Neoenergia é um dos maiores investidores privados do setor elétrico brasileiro, com investimentos acumulados de R$ 23 bilhões desde a sua constituição, em 1997, até setembro de 2012. Presente em 12 estados e composto por um time de 5.100 colaboradores diretos, atua em toda a cadeia de energia: geração, transmissão, comercialização e distribuição.

Na distribuição de energia, é o maior grupo privado em número de clientes, segundo pesquisa realizada pela Abradee, com 9,6 milhões de unidades consumidoras na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. Na geração, também se destaca: possui capacidade instalada de 1.558 megawatts (MW) e deve chegar a 4.087 MW até 2019, por meio de novos empreendimentos como Teles Pires, Baixo Iguaçu, Belo Monte e os dez parques eólicos, estes em construção em parceria com a Iberdrola.

O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos que pesquisa e produz conhecimentos para melhorar a qualidade da educação, em larga escala. Financiado com recursos próprios, de doações e de parcerias com a iniciativa privada, o Instituto dispõe às administrações públicas, gratuitamente, serviços de gestão do processo educacional que incluem diagnóstico e planejamento, formação de gestores e educadores, desenvolvimento de soluções pedagógicas e tecnológicas inovadoras, tudo articulado de forma a promover uma educação integral para o pleno desenvolvimento de crianças e jovens em suas múltiplas competências.

Fundado em 1994, por desejo do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, o Instituto trabalha para desenvolver o potencial das novas gerações, ajudando estudantes a ter sucesso na escola e a ser cidadãos capazes de responder às exigências profissionais, econômicas, culturais e políticas do século 21. Anualmente o Instituto Ayrton Senna capacita 74 mil educadores e seus programas beneficiam diretamente cerca de dois milhões de alunos em mais de 1.300 municípios nas diversas regiões do Brasil. [www.senna.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira