Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/01/2013 - 07:16

Infraestrutura tecnológica e logística do Brasil ainda precisa evoluir para as Copas

Redes de telecomunicação ineficientes, falta de profissionais especializados nessa área e baixa capacidade de portos e aeroportos são os principais desafios a serem superados pelo país, dizem professores do IBTA.

Faltam pouco mais de seis meses para a Copa das Confederações. Em junho de 2013, o Brasil receberá turistas, atletas de oito países, além redes de TV e jornalistas de todo o mundo, que virão ao país para fazer a transmissão e a cobertura do evento. Serão milhões de bytes e dados trocados a cada segundo em complexas redes de informação.

A competição, que já registrou recorde de solicitações de ingressos no primeiro dia de vendas, é o grande teste do Brasil para a realização da Copa do Mundo e o país ainda tem muitos desafios pela frente, sobretudo nas áreas de tecnologia da informação e de logística.

De acordo com o coordenador do Curso de MBA em Gestão em Projetos de Redes do Instituto Brasileiro de Tecnologia (IBTA), Fabio Xavier, as principais carências para a realização desses megaeventos esportivos estão relacionadas à infraestrutura de transmissão de dados. Ele afirma que a Copa do Mundo exigirá muito das redes de comunicação, principalmente pela alta demanda de vídeo 3D e de transmissão para celulares. “Para esse cenário, o desafio é disponibilizar tecnologia de celular 4G, prevista pelo Governo Federal apenas nas cidades-sede. Nas cidades onde as seleções treinarão esse tipo de cobertura dificilmente chegará”, completa.

O coordenador do curso de Redes de Computadores do IBTA, Rodrigo Suzuki, destaca outro gargalo estrutural, que o país precisa superar para corresponder às expectativas na realização das copas – a falta de profissionais especializados nesse segmento. “Diante da demanda crescente, principalmente na área de telecomunicações, o Brasil deve sofrer ainda mais com essa carência”, afirma.

Evolução em logística-Outro campo que ainda precisa de avanços é o de transportes. O Brasil ocupa hoje a 45º colocação no ranking mundial de desempenho em logística do Banco Mundial, feito com base em dados de 155 países. De acordo com o coordenador do curso de Logística do IBTA, Edivaldo Giacon, problemas como a baixa capacidade de aeroportos e portos e a falta de uma legislação mais rígida podem prejudicar a realização das Copas e também das Olimpíadas.

Para o especialista, a solução está na articulação entre empresas e governos. “Deveria haver um incentivo maior às parcerias público-privadas com o objetivo de aumentar a eficiência de portos e aeroportos para a recepção de mercadorias e turistas que virão ao país para esses eventos”.

IBTA-A Faculdade IBTA foi fundada pelo Grupo IBMEC em São Paulo em 2001, com o objetivo de ser um centro de excelência em educação superior nas áreas de tecnologia, gestão e administração. Hoje, a faculdade pertence do grupo CETEC Educacional e possui 2.300 alunos. Localizada na Avenida Paulista, mantém cursos de graduação e pós-graduação, além de um centro de treinamento de excelência e parcerias com grandes empresas para o desenvolvimento profissional de seus estudantes. Possui professores qualificados, com ampla experiência de mercado, e disciplinas que oferecem formação em gestão empresarial.

CETEC Educacional-Holding criada em 2005, tem o controle da ETEP Faculdade, com unidades em São José dos Campos e Taubaté, da Faculdade Bilac, em São José dos Campos, além do IBTA e da Faculdade da Vila Matilde, em São Paulo. No total, as quatro instituições do grupo contam com 11 mil alunos atualmente. Seu foco é oferecer cursos de graduação de qualidade e formar profissionais com competências que façam a diferença no mercado de trabalho.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira