Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/01/2013 - 07:35

Médico e nutricionista dão dicas para aproveitar o verão sem riscos para a saúde

Com a chegada do verão, muitas pessoas se preocupam em aproveitar ao máximo está época do ano. Contudo, o abuso nas refeições, nos brindes e até mesmo na hora de aproveitar o sol, podem ocasionar problemas para a saúde. Pensando nisso, os especialistas em nutrição e dermatologia do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos prepararam dicas para aproveitar bem a estação.

Cuidado com alimentação: 1) Intoxicação Alimentar – Fique atento aos produtos que possam causar intoxicação alimentar. Na alta temporada, bactérias, vírus e algumas toxinas que são mais comuns nesta época do ano podem ocasionar problemas de saúde, isso pode ocorrer devido ao processo de produção ou até mesmo na forma de manuseio dos alimentos.

2) Sucos de frutas – Abuse dos sucos de fruta, além de ser muito refrescante, a bebida hidrata e fornece muitos nutrientes ao organismo, escolha sempre as frutas mais frescas. Atenção! Evite comprar sucos artificiais em pó, eles são ricos em calorias e contêm corantes e conservantes, que podem causar alergias, entre outros problemas.

3) Substitua alguns alimentos – Ricos em carboidratos, alimentos a base de farinha de trigo devem ser substituídos por alimentos feitos com farinha integral. Essa troca ainda possibilita perder alguns quilos, desde que seja consumido na quantidade correta (Ex: biscoito, bolo e pão integral). Aproveitem para comer verduras e legumes, esses alimentos contribuem com o processo de saciedade devido à ingestão de fibras.

4) Delícia gelada – Para quem quer se refrescar sem ter que preparar uma sobremesa elaborada, o picolé de fruta é a escolha ideal. Com a vantagem de ser à base de água, a sobremesa oferece ampla variedade de sabor e com preço acessível. Além de fazer a alegria da criançada, a delícia em palito tem poucas calorias se comparado ao sorvete de massa.

5) Carnes e petiscos – Na hora da refeição, prefira as carnes magras (sem gordura aparente) grelhadas, assadas ou cozidas. Elas fornecem menos gorduras e com isso menos calorias. Evite o consumo de doces e açúcares, pois eles são absorvidos rapidamente e assim elevam rapidamente a quantidade de açúcar no sangue, o que não é recomendável.

Lembrando que o consumo de água deve ser constante e não apenas quando estiver com sede, o indicado é consumir cerca de 3 litros de água diariamente, esclarece a nutricionista Michelle Sandra Torres de Oliveira do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

. Cuidado com a pele: 1) Exposição ao sol – Evite se expor ao sol por volta das 10h00 às 16h00.

2) Protetor solar - Use diariamente protetor solar, de acordo com a tonalidade da sua pele. O rosto merece um protetor especial, também é importante não esquecer as orelhas, pés e mãos. O recomendado é reaplicar a proteção a cada três horas ou após o mergulho.

3) Evite banhos muito quentes e demorados - Pele limpa é fundamental, mas o exagero faz mal. Banhos muito quentes retiram da pele a hidratação natural e desperdiçam elementos benéficos, que acabam indo embora junto com as impurezas. Banhos mais curtos, com água morna, são ideais para não agredir a pele.

4) Cravos e espinhas – Para quem tem acne, o cuidado deve ser dobrado: o sol seca os cravos e espinhas, mas em pouco tempo a pele fica mais espessa e oleosa, obstruindo os poros e piorando o problema. Ao aplicar o filtro solar, use sempre as opções "oil-free" ou toque seco, tonificando-a duas vezes ao dia.

Além dos cuidados citados, o dermatologista Dr. João Paulo Junqueira Magalhães Afonso do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos ressalta também a importância de realizar o autoexame de pele. O câncer de pele é um dos mais frequentes no Brasil superando os cânceres de mama, útero e próstata.

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos-Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio 100 Melhores Empresas para Trabalhar Brasil, conquistado pelo segundo ano consecutivo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira