Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/01/2013 - 15:14

Tirador de pedidos, não. Propagandista

Profissionais devem ter uma linguagem clara, objetiva. Segurança também é essencial para informar sobre propriedade e benéficos do medicamento.

São Paulo– Como que deve ser o perfil de um propagandista? Ele precisa ter um pouco de um bom psicólogo, marketeiro, comunicador e vendedor. Além de todos esses atributos, a profissão exige ensino superior completo, atualização constante, treinamento e muito estudo. Afinal, são eles que estão em melhor posição para analisar a necessidade do cliente, no caso o médico, e propor soluções.

Em 14 de julho de 1975, a lei 6.224 regulamentou o exercício da profissão de propagandista vendedor de produtos farmacêuticos. Essa função, extremamente importante para os laboratórios, ganhou destaque e muita procura ao longo dos anos devido ao crescimento da indústria farmacêutica contribuiu para a geração de empregos neste segmento. E quem exerce a atividade também pode almejar uma carreira, podendo se tornar supervisor. Com um pouco mais de empenho pode chegar a gerente de produto, e se obtiver sucesso, tem a possibilidade de chegar à gerente nacional de vendas ou de marketing.

De acordo com Artur Ferreira, diretor da Oficina de RH, empresa especializada em treinamento e desenvolvimento voltados à indústria farmacêutica, logo que esses profissionais ingressam no novo emprego, participam de um programa intensivo para absorver todo o conteúdo necessário que servirá de base para a visitação em clínicas e hospitais.

Porém, Artur lembra que mesmo com a realização de ensaios e simulações, que ocorrem durante o treinamento nas empresas, não é possível vivenciar a realidade do dia a dia. “Nossa intensa atividade junto à indústria farmacêutica nos últimos anos, possibilitou o desenvolvimento de uma linguagem clara, direta e prática, enriquecida com vivências e exemplos que garantem a credibilidade das nossas propostas junto ao público-alvo, o que nos permite acreditar cada vez mais na premissa de que treinamento só é investimento quando seu retorno se traduz em resultado”, explica o consultor.

Quando estiver em frente ao médico, o propagandista precisa estar bem preparado, treinado e ciente de todo o conhecimento sobre o que irá explicar, além de dominar técnicas de vendas e negociação. “Durante a visita, o vendedor precisa transmitir a informação com credibilidade, objetividade e clareza porque através desse contato pessoal nos consultórios, pode ser a solução para o problema de muitos pacientes, impulsionando também o aquecimento econômico da indústria farmacêutica”, destaca Artur.

Por estar sempre em contato presencial com médicos, Artur lembra que o propagandista deve ser afetuoso e agradável para que possa ganhar a confiança de seus prospects. “Nesse ramo, todos precisam deter uma série de técnicas que possam sustentar uma argumentação adequada e eficaz para o sucesso da colocação e posicionamento do laboratório, e também como destacar a diferenciação do produto frente à concorrência, além de saber contornar prováveis objeções e ainda levar em consideração o pouco tempo que o médico tem disponível para o atendimento. Não é uma tarefa fácil”, reconhece o consultor.

Em boa parte dos casos, Artur afirma que o propagandista conhece o medicamento melhor do que o médico, mas se não tiver segurança para dominar uma série de questões na apresentação, não obterá sucesso comprometendo o bom resultado do laboratório. “Conseguimos transmitir esse ensinamento durante o nosso trabalho porque possuímos a vivências e exemplos que garantem a credibilidade junto ao público-alvo. Se o propagandista não tiver essa firmeza, os profissionais de saúde podem não se convencer sobre as propriedades e benefícios dos medicamentos”, conclui.

A Oficina de RH é uma empresa que atua desde xxxx com o foco em treinamento e coach para a indústria farmacêutica. Em seu portfólio traz diversos laboratórios como Sanofi-Aventis, Sonafi Pasteur, Schering Ploug, Thera Skin, Galderma, xxxxx,xxxxxx,xxxxx. Oferece a seus clientes treinamento e desenvolvimento para profissionais de vendas através de projetos personalizados no formato de palestras, cursos, workshops e outdoor training onde são apresentadas técnicas de Vendas e Negociação (Foco em Trade/ Demanda/ Oncologia/ Alto Custo/ Acesso), Ofensividade em Vendas, Gestão em PDV, Merchandising/ PDV, Analise Territorial, Key Account Manager, Gerenciamento de Contas, Liderança – Gerenciamento de Alta Performance, Gestão de Pessoas, Gestão de Negócios, Team Building, Outdoor Training, Estilos Comportamentais. [www.oficinaderh.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira