Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/01/2013 - 08:04

Repsol Sinopec Brasil inicia a produção de petróleo no megacampo de Sapinhoá

Sapinhoá é um dos maiores campos de petróleo do Brasil, com reservas estimadas em 2,1 bilhões de barris de petróleo equivalente (boe) de alta qualidade. O poço Guará-1, com potencial de produção superior a 25.000 barris/dia, foi o primeiro poço do campo de Sapinhoá interligado à plataforma Cidade de São Paulo. A plataforma alcançará seu pico de produção de 120.000 barris/dia nos próximos 18 meses. Uma plataforma complementar, a FPSO Cidade de Ilha Bela, será instalada no segundo semestre de 2014.

A Repsol Sinopec Brasil informa que iniciou a exploração comercial do megacampo de Sapinhoá, situado no bloco BM-S-9 do pré-sal brasileiro. Com reserva estimada em 2,1 bilhões de barris de petróleo, Sapinhoá é considerado um dos maiores campos de petróleo do Brasil e entra em produção comercial quase cinco anos após a sua descoberta, em julho de 2008.

O poço Guará-1, que possui potencial de produção superior a 25.000 barris/dia, foi o primeiro a ser interligado à plataforma Cidade de São Paulo, antecipando em quase um mês a data marcada para sua implantação. Nos próximos meses, outros dez poços (cinco produtores e cinco injetores) serão interligados à plataforma, culminando com a produção de 120.000 barris de petróleo ao dia no primeiro semestre de 2014.

A plataforma utilizada em Sapinhoá é do tipo FPSO (unidade que produz, armazena e transfere petróleo para outro navio) e está ancorada em lâmina d’água de 2.140 metros, a 310 km da costa do estado de São Paulo. Ela tem capacidade de processar diariamente 120.000 barris de petróleo e 5 milhões de metros cúbicos de gás.

O plano de desenvolvimento do campo de Sapinhoá prevê, ainda, a instalação de uma segunda plataforma, a FPSO Cidade de Ilha Bela, cuja capacidade de produção diária será de 150.000 barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás. O início das operações está previsto para o segundo semestre de 2014.

O bloco BM-S-9 é operado pela Petrobras (45%), associada à Repsol Sinopec Brasil (25%) e ao BG Group (30%). O óleo produzido, de média densidade (30° API), é de alta qualidade e será escoado por meio de navios aliviadores. Já o escoamento do gás será feito pelo gasoduto Sapinhoá-Lula-Mexilhão até a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), localizada em Caraguatatuba, no litoral paulista.

Ao produzir um petróleo de alta qualidade, a Repsol Sinopec Brasil espera contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do setor energético do país e estabelece um novo patamar para os planos de crescimento da companhia nos próximos anos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira