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09/01/2013 - 09:55

Sakura Nakaya Alimentos é a líder brasileira em molhos líquidos e temperos à base de soja

Com as marcas Kenko, Missô, Bravo e Taiki, empresa está presente nos principais pontos de venda no Brasil e é considerada a maior fornecedora de produtos asiáticos para o mercado foodservice.

A Sakura Nakaya Alimentos é uma empresa brasileira, fundada em outubro 1940, em São Paulo, pelo imigrante japonês Suekichi Nakaya, para a fabricação do shoyu (molho de soja) e missô ® (massa de arroz e soja). Com dificuldade para obter o trigo, adicionado à soja no processo de fermentação natural segundo a milenar receita japonesa, Suekichi Nakaya teve a ideia de utilizar o milho, fórmula exclusiva mantida até hoje, proporcionando à Sakura um diferencial, que é o de oferecer um molho de soja adaptado às condições, sabor e aroma brasileiros.

A partir da década de 1970 a empresa investiu no segmento de molhos com a marca Kenko, atualmente presente no mercado com molhos líquidos, molhos emulsionados (tempero pronto para saladas), conservas, temperos prontos, mostarda, ketchup, pipoca para micro-ondas, snack e coberturas doces, além de produtos asiáticos. A empresa tem forte atuação também no segmento de molho de pimenta categoria Premium, com o molho Bravo, em três versões.

A empresa está presente no mercado com um portfólio de mais de 100 itens com as marcas Sakura, Missô, Kenko e Bravo e opera em quatro plantas industriais, no Estado de São Paulo na Capital, em Presidente Prudente e em Boituva, e em Goiás, na cidade de Ouvidor. É considerada a maior produtora de molhos líquidos e também a maior fornecedora de produtos asiáticos para o mercado foodservice, para o qual a Sakura dedica especial atenção, com desenvolvimento de soluções para todo tipo de demanda e de produtos e embalagens que atenda as necessidades dos usuários.

Molho de soja - A Sakura é a única empresa no mundo a fabricar o shoyu em escala industrial com a composição de grãos de soja e milho. Equipamentos de última geração, importados do Japão projetados para a fermentação natural estão instalados na fábrica da Sakura em Boituva (SP) e são os únicos em operação na América do Sul. A partir da entrada das matérias-primas na fábrica, até o molho de soja Sakura sair da linha de produção, são necessários mais de nove meses, seis deles dedicados ao processo de fermentação natural.

Para levar ao consumidor um produto totalmente livre de transgênicos, a empresa criou uma logística envolvendo toda a cadeia de produção dos grãos, desde a escolha e seleção das sementes até o plantio, manejo e transporte, para garantir a não contaminação por OGM (Organismos Geneticamente Modificados). E, para se antecipar às exigências do mercado interno e externo, a Sakura se submeteu à auditoria da SGS, uma das maiores certificadoras do mundo em qualidade alimentar, e tem o Certificado em HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) ou APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) na linha de molhos líquidos. O Certificado indica que a Sakura produz alimentos seguros, livres de perigos de natureza biológica, química ou física.

Por ser fabricado com milho e soja, o molho Sakura é livre de glúten e pode ser consumido pelos portadores da doença celíaca. A Sakura lidera no mercado interno de shoyu e também em países da América Latina, como Uruguai, Paraguai e Bolívia e exporta para mais de vinte mercados, entre países da Europa, Estados Unidos e até o Japão.

O molho de soja Sakura é oferecido nas versões Premium, Tradicional, Light e Picante e estão disponíveis também Molhos prontos para uso, à base do molho de soja como o Yakissoba, Molho para Espetinhos Teriyaki, Molho para Milanesa Tonkatsu, Molho tipo Oriental e Molho Tarê. O mais recente lançamento da marca é Ararê é um snack muito consumido no Japão, de sabor tipicamente oriental.

Missô® - O missô, massa de soja e arroz fermentados e também livre de grãos transgênicos, é comercializado nas versões Aká (mais escura) e Shirô (mais clara, com maior quantidade de arroz na composição em relação ao Aká). A exclusividade da Sakura no segmento de missô é o Missoshiru Instantâneo, nas versõesTradicional, Legumes, Frango, Shitake e Carne. Entre as sopas instantâneas disponíveis no mercado brasileiro, são conhecidas por serem as que apresentam o menor valor calórico.

Kenko - Molho tipo inglês, de alho e de pimenta, mostarda, ketchup, temperos prontos (de alho e de cebola), tempero caseiro, conservas (palmito, aspargos e gengibre), além de pipoca para micro-ondas e coberturas doces são produtos comercializados atualmente pela empresa, com a marca Kenko. Destaque da marca são os molhos emulsionados (salad dressings) em onze versões, com os sete sabores, quatro deles com a versão light.

Há ainda a linha Kenko de produtos asiáticos composta de curry, óleo de gergelim, wasabi em pó, wasabi em tubo, gergelim tostado branco, gergelim tostado preto, vinagre de arroz e o tempero para sushi.

Bravo – É uma marca da Sakura exclusiva para os molhos de pimenta de categoria Premium, lançada em 2003, desenvolvida especialmente para os consumidores exigentes, que procuravam uma alternativa aos importados. A empresa tem três versões do molho de pimenta Bravo. Para os que gostam de sabor e aroma com leve picância, há o Bravo Suave e, para aqueles que gostam de um molho forte, a empresa coloca à disposição o Bravo Tradicional (à base de pimentas brasileiras e a Jalapeno) e o Bravo Habanero, bem ardido, forte, poderoso. Uma das pimentas mais picantes do mundo, a Habanero empregada na produção da Bravo foi desenvolvida pela Sakura em parceria inédita com a Embrapa Hortaliças, que chegou a uma variedade ideal adaptada às condições de clima e solo onde as sementes são plantadas, no Estado de Goiás.

Licor de Umê Taiki - Na área de bebidas, a Sakura está presente no mercado com o Taiki, o Licor de Umê (cereja japonesa) desde 1998. Trata-se de uma bebida diferenciada, típica do Japão, onde é reconhecido como ser ótimo digestivo e pelo paladar suave, porém marcante. No Brasil, o Licor de Umê Taiki é consumido puro, com gelo, ou na preparação de drinques e como alternativa a cobertura alcoólica para doces e sobremesas.

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