Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/01/2013 - 05:21

Alerta! Toxocaríase - Cachorro na praia causa doenças

Toxocaríase ocular, doença transmitida pelas fezes de filhotes de cães nas areias das praias.

A temperatura está muito alta e as praias estão lotadas. Muito cuidado! Mesmo sendo proibido o passeio de cães pelas areias das praias, é comum vermos donos e seus cachorros correndo nas areias e próximos ao mar. Segundo o oftalmologista Alexandre Pereira, diretor da Suporte Diagnóstico em Oftalmologia e membro titular da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, essa doença afeta os olhos com infecção na retina, agredindo a mácula, responsável pela visão central, sem possibilidade de melhora. O médico esclarece que somente os cães filhotes transmitem a doença através das fezes. “Os cães filhotes fazem suas necessidades na areia, a pessoa, normalmente crianças, que brincam na areia e depois ingerem acidentalmente, ou mesmo intencionalmente a areia e junto com ela os ovos do parasita, são as maiores vítimas”, afirma Pereira.

Higiene - para evitar a toxocaríase ocular, as pessoas devem se prevenir quanto à sua higiene pessoal. As mãos são o maior meio de transmissão da doença. Por isso, o cuidado com as crianças pequenas deve ser redobrado. Elas podem adquirir o parasita brincando com a areia da praia. Ao atingir os olhos, a doença, proveniente de um verme canino, causa uma infecção da retina e afeta a mácula, que é responsável por nossa visão central. Quando não diagnosticada, pode provocar uma perda progressiva da visão e culminar em catarata, cegueira ou atrofia ocular. Os seus sintomas não são facilmente detectados, sendo o Teste de Fundo de Olho uma das formas para diagnosticar a doença.

Veja algumas dicas que não podem faltar no cuidado de seus olhos nessa estação do ano: Usar protetor solar que não irrite os olhos, ao redor dos mesmos, preferencialmente produtos antialérgicos; não esquecer de retirar o filtro solar à noite |.Pomada hidratante oftalmológica ou creme hidratante que não contenha álcool |.Colírio de lágrima artificial e colírio de nitrato de prata para serem usados à noite|. Óculos de sol com lentes que tenham proteção contra os raios solares (UVA + UVB)|. Usar lentes de contato somente com orientação e acompanhamento médico|. Cuidados com o cloro e a água do mar |. Jamais levar as mãos aos olhos sem lavá-las |.Não olhar diretamente para o sol, mesmo com óculos escuros |.Consultar um oftalmologista periodicamente e sempre que tiver qualquer problema nos olhos, como coceira, irritabilidade, inchaço e outros |. limpar periodicamente o filtro do ar condicionado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira